Clique aqui para visitar

Clique aqui para seguir-nos no Twitter e cadastrar-se gratuitamente! ⇒

25 de julho de 2013

Robô que recicla concreto cria nova forma de demolição de edifícios

Um dos vencedores da edição deste ano do prêmio International Design Excellence da IDSA, o robô ERO Reciclador de Concreto, do turco Omer Haciomeroglu, estudante da Umeå Institute of Design, da Suécia, cria um método mais eficiente para demolir edifícios do que os convencionais, dependentes de combustíveis fósseis para mover as máquinas. A tecnologia é capaz de quebrar concreto e separá-lo de vergalhões e outros detritos, permitindo a sua reutilização.
O robô age em uma superfície de concreto com um jato d'água de alta pressão, que racha e quebra o concreto. Os resíduos sólidos são sugados e enviados para grandes sacos. A própria água é reciclada, assim como as barras de aço que serviam como estrutura das paredes de concreto.
"Hoje os operadores controlam manualmente máquinas pesadas de tamanhos diferentes, que consomem muita energia para quebrar e esmagar a estrutura de concreto em pedaços empoeirados. A água tem de ser pulverizada constantemente com as mangueiras de incêndio para evitar que a poeira se espalhe de forma prejudicial. Depois que o trabalho é feito, as grandes máquinas colhem a mistura de vergalhões e concreto e a transferem para as estações de reciclagem fora da cidade onde o lixo é separado manualmente", explica Haciomeroglu.
O projeto ainda é conceitual.
Fonte:http://www.piniweb.com.br/construcao/tecnologia-materiais/robo-que-recicla-concreto-cria-nova-forma-de-demolicao-de-292560-1.asp 

Robô que recicla concreto cria nova forma de demolição de edifícios. Julho 25, 2013. Por: Mão de Obra Online

Principais notícias da semana

Mão de Obra Online