Clique aqui para visitar

Clique aqui para seguir-nos no Twitter e cadastrar-se gratuitamente! ⇒

12 de julho de 2013

Novos materiais na construção civil garante rapidez nas obras

Redução de tempo ocorre na execução, que pode sofrer uma diminuição de até 50% se comparado ao processo tradicional.

Tempo é dinheiro. Quando o cliente fecha o contrato de um imóvel na planta passa por uma grande espera até poder finalmente ter as tão sonhadas chaves. Com novas técnicas, a construção civil tenta se reinventar e tornar o processo de obras mais rápido.

Entre as novidades na construção civil estão a substituição de concreto ou tijolo por peças metálicas e cimentícias. Apesar das mudanças, a etapa de planejamento dos empreendimentos que optam por este recurso é muito mais extensa. A redução de tempo ocorre durante a execução da obra, que pode sofrer uma diminuição de até 50% se comparado ao processo tradicional. 

“O diferencial desse sistema é que a obra é pensada e planejada de forma industrial, otimizada. No modelo tradicional, pilares, vigas e lajes são feitos com concreto moldado no local da obra. Mas já há uma maior aplicação de perfis metálicos para a estrutura das construções. Essas estruturas já vêm prontas de fábrica e são fixadas no local com parafuso. É uma construção seca”, explica Rogério Castro e Silva Filho.

Porém, o diretor reconhece que os custos também podem aumentar com a utilização dos novos materiais. “O sistema ainda não é tão difundido porque tem um custo mais alto. Os gastos com insumos no sistema construtivo industrial chegam a ser em torno de 15% maiores que no sistema tradicional”, afirma ao portal. 

Uso de bambu em construções 
Hoje muitas universidades também estudam materiais que possam substituir os tradicionais usados em obras e garantir qualidade. Um exemplo é o bambu. “Países como Colômbia, Costa Rica, Equador e Peru já fazem uso intensivo da planta em grandes construções. O bambu é um recurso renovável, de produção fotossintética, abundante na natureza e que dispensa o processo industrial para ser transformado em material de construção”, informa o Portal Educação. Já o adobe, outro material citado pelo portal, é resistente e garante conforto ambiental.
Fonte: http://www.redimob.com.br/post/5ecd8f4c-f87d-46b6-8b42-a9d294c24c06/utilizacao-de-novos-materiais-na-construcao-civil-garante-rapidez-nas-obras

Utilização de novos materiais na construção civil garante rapidez nas obras. Julho 12, 2013. Por: Mão de Obra Online

Principais notícias da semana

Mão de Obra Online