Clique aqui para visitar

Clique aqui para seguir-nos no Twitter e cadastrar-se gratuitamente! ⇒

19 de junho de 2012

Indústrias investem na reciclagem para fabricação de dutos e drenos


Com a evolução tecnológica e a preocupação contínua pela preservação do meio ambiente, cientistas, engenheiros ou pessoas comuns desenvolveram técnicas para a construção civil usando materiais recicláveis. Sendo assim, as indústrias têm investido cada vez mais na área de reciclagem, utilizando no processo de reaproveitamento materiais como pneus velhos, garrafas PET e embalagens de defensivos agrícolas. Para elas a reciclagem pode ser uma ótima oportunidade de economizar e, ao mesmo tempo, contribuir para a preservação.
 
Principal método de combate às pragas e doenças nas lavouras, os defensivos agrícolas utilizados diariamente produzem como resíduos milhares de embalagens plásticas. Para evitar os riscos de poluição a mananciais, solo e prejuízos à saúde humana, mais de 90% dessas embalagens são devolvidas pelos agricultores e cerca de 92% desse material é reciclado. Por essa iniciativa, o Brasil é referência mundial na destinação final correta de embalagens fitossanitárias, à frente de países como Alemanha, França, Japão e Estados Unidos.
 
Uma das destinações dessas embalagens é a confecção de componentes para a construção civil. A Plastibrás – Indústria de Plástico, por exemplo, produz eletrodutos flexíveis para passagens de fios e cabos elétricos, drenos, entre outros itens importantes utilizados em obras. A empresa está localizada no Distrito Industrial da capital de Mato Grosso, Cuiabá, e foi a segunda indústria desse tipo a se instalar no país.
 
Cadastrada no Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) a indústria realiza o trabalho de reciclagem há nove anos. O recolhimento dos recipientes é feito através de parcerias com fabricantes e agricultores que utilizam os produtos.  “Iniciamos a reciclagem em função da necessidade de buscar um destino correto apara as embalagens de agrotóxicos que eram descartadas nas lavouras do estado. Realizamos um serviço ambiental que é modelo internacional, além de gerar muitos empregos e renda, não só para os envolvidos diretamente, mas para a comunidade”, explica Renato Prado, gerente comercial da Plastibras, ressaltando que para a empresa a iniciativa é gratificante.
 
Edificar 2012 – Seguindo a tendência mundial de discutir assuntos relacionados ao meio ambiente e à reciclagem, a Edificar 2012 - Feira de Negócios da Habitação e Construção de Mato Grosso apresenta a palestra “Experiências da Gestão e Reciclagem no Canteiro de Obras”, conduzida pela engenheira Tatiana Almeida Ferraz, do Senai (BA).
 
A atividade - que ocorre no segundo dia de evento, 20 de julho, a partir das 17 horas, no auditório das Flores – integra a programação do Seminário de Inovação da Construção Civil PIT - Programa de Inovação Tecnológica, desenvolvido pela Câmara Brasileira da Construção Civil (CBIC). Para assisti-la o interessado deve se inscrever no Seminário PIT através do site www.edificar2012.com.br.
 
Com realização do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais, Comerciais e Condomínios de Cuiabá e Várzea Grande (Secovi-MT) e do Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon–MT), a feira visa fomentar a prospecção e efetivação de negócios da cadeia produtiva da habitação e da indústria da construção, assegurando aos participantes e empresários, o acesso às novas tecnologias e tendências do segmento, com foco no desenvolvimento responsável, na sustentabilidade e ética. A Plastibras é uma das empresas apoiadoras do evento.

Fonte: http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=416362

Principais notícias da semana

Mão de Obra Online