Clique aqui para visitar

Clique aqui para seguir-nos no Twitter e cadastrar-se gratuitamente! ⇒

10 de julho de 2013

Projetos para construção de 150 barreiros em Sergipe


A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) assinou ontem terça-feira, 9, o contrato para a elaboração de projetos executivos que vão nortear a construção de 150 barreiros em Sergipe. Esses barreiros, que serão construídos com recursos do programa Água Para Todos, vão beneficiar 3.733 famílias em 10 municípios sergipanos. A empresa contratada deverá terminar os trabalhos em até 180 dias. As ações prioritárias foram definidas durante uma breve reunião.
Contratada pelo valor de R$ 933 mil, a empresa responsável terá que executar serviços como identificação dos locais para instalação dos barreiros, regularização fundiária e ambiental, entre outros. Os 150 barreiros, que servirão para a dessedentação animal, serão instalados em 78 comunidades rurais dos municípios de Aquidabã, Canindé do São Francisco, Cedro de São João, Gararu, Itabi, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Porto da Folha e Propriá.
Os barreiros do programa Água Para Todos deverão ser instalados principalmente em comunidades que apresentem vocação para a pecuária, contemplando inclusive áreas de assentamento de reforma agrária. A seleção das áreas deve ser definida em conjunto com os Comitês Gestores Municipais, que reúnem representantes da sociedade civil, sindicatos rurais, igrejas e prefeituras. Quando estiver com os projetos executivos em mãos, a Codevasf dará prosseguimento à licitação para a construção dos 150 barreiros.
O superintendente regional da Codevasf, Paulo Viana, afirma que o programa Água Para Todos tem contribuído para a convivência da população do semiárido com os períodos de estiagem. “A instalação de cisternas, construção de barreiros e perfuração de poços são importantes para o convívio com os danos provocados à economia da região. Aliado a essas ações, estamos também desenvolvendo estudos para impulsionar a produção de forragens dentro do período de estiagem”, declara o superintendente.
Em Sergipe, a Codevasf já instalou 2.718 cisternas, contemplando famílias em situação de vulnerabilidade social com reservatórios para acumular até 16 mil litros de água. O programa Água Para Todos também disponibilizou 28 cisternas para escolas sem acesso a água potável, beneficiando 880 alunos, além de uma cisterna para um posto de saúde, levando água a um público de 60 pessoas por dia, entre profissionais e pacientes. 378 aposentados também tiveram direito a ter uma cisterna instalada em suas casas.
A Codevasf deve dar início, em breve, ao processo licitatório para o fornecimento e instalação de mais 600 novas cisternas em Sergipe. Com isso, o estado deve ultrapassar a cifra de 3.300 reservatórios do Água Para Todos distribuídos no estado. A Codevasf também vai realizar, em atuação emergencial, a perfuração e instalação de poços tubulares nos municípios de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Gararu e Nossa Senhora da Glória. A ação está atualmente em fase preparatória de licitação.
Fonte: Ascom Codevasf
Projetos para construção de 150 barreiros em Sergipe. Julho 10, 2013. Por: Mão de Obra Online

Principais notícias da semana

Mão de Obra Online