Clique aqui para visitar

Clique aqui para seguir-nos no Twitter e cadastrar-se gratuitamente! ⇒

4 de julho de 2013

Granito brasileiro ganha destaque na decoração de casas russas

Compradores russos estão selecionando cada vez mais o granito brasileiro para fazer o acabamento interno dos ambientes. Com a intenção de ampliar a sua presença no mercado russo, as maiores empresas brasileiras participaram da recente “Expostone – 2013”, em Moscou.

De 25 a 28 de junho, cerca de 10 empresas brasileiras do estado do Espírito Santo apresentaram as suas melhores amostras de pedra natural na exposição internacional “Expostone – 2013”, em Moscou.
Os representantes da maior região brasileira de mineração e processamento de pedras justificaram o seu interesse no mercado russo explicando que a Rússia é o sexto país em número de visitantes no Vitória Stone Fair, ficando apenas atrás dos Estados Unidos, Itália, Canadá, China e Venezuela.
Além disso, os organizadores que representavam o lado brasileiro esclareceram que o objetivo da sua presença nessa feira é divulgar a “Vitória Stone Fair – 2014” (Feira Internacional do Mármore e Granito no Espírito Santo) e as potencialidades do Espírito Santo, que é a sede do principal evento do segmento de rochas e o principal beneficiador e exportador de mármore e granito do Brasil.
Como destacam os clientes russos, as pedras brasileiras e, particularmente o granito, distinguem-se pela variedade de tons e pela textura bem pronunciada. Por outro lado, o granito extraído na Rússia tem, predominantemente, os tons branco, cinza e vermelho-acastanhado e, de acordo com os representantes das empresas de processamento de pedras, essas tonalidades não atendem as solicitações estéticas dos consumidores da classe luxo. Por isso as empresas russas importam granito do exterior.
De acordo com a análise do mercado de importação de materiais de construção, realizada pela empresa de análises VVS, o volume das importações de granito na Rússia, ao final do 2º trimestre de 2012, movimentou o equivalente a US$ 7,6 milhões de dólares e 64% de todo o granito importado pela Rússia são provenientes da China. Os chineses, por sua vez, compram o granito do Brasil.
Filip Sergueiev, representante de uma das grandes empresas russas de processamento de pedras, a Danila-Master, observa, contudo, que o Brasil não está vendendo os seus melhores blocos para a China. “O granito brasileiro que nós compramos na China é de segunda categoria. Estamos interessados em trabalhar com as pedras de primeira classe", diz Sergueiev.
O representante da empresa Vladivostokservis, Kirill Sokolov, assume uma posição semelhante. “Meus clientes são pessoas muito ricas e gostam de expor o seu luxo. Eu trabalho com pedras de primeira classe”, conta Sokolov. “De todos os tons de granito, os mais requisitados são o dourado, o amarelo, o vermelho e o azul. Antes eu comprava da China, mas preciso de cores exclusivas e exóticas, que faltam na China e estão bem representadas na indústria brasileira de processamento de pedra, por isso pretendo iniciar uma parceria com as empresas do Espírito Santo”, explica.
À primeira vista, o transporte de contêineres cheios de pedras do Brasil pode parecer caro e desvantajoso para o cliente russo. “As mercadorias do Brasil demoram uma semana a mais para chegar, mas estamos dispostos a esperar. As pedras brasileiras se distinguem pela riqueza das cores, alta qualidade e custam cerca de 30% mais barato do que as pedras brasileiras vendidas na China”, acrescenta Sergueiev.
Na Danila-Master, o granito exclusivo brasileiro é responsável por cerca de 10% do volume anual de negócios. Ao final da exposição, a empresa russa assinou um contrato para o fornecimento de cerca de 100 unidades de contêineres de granito exclusivo brasileiro ainda neste ano.
Outras empresas manifestaram o desejo de visitar a exposição “Vitória Stone Fair”, que será realizada no Espírito Santo em fevereiro de 2014.
Fonte:http://gazetarussa.com.br/internacional/2013/07/03/granito_brasileiro_ganha_destaque_na_decoracao_de_casas_russas_20211.html 

Granito brasileiro ganha destaque na decoração de casas russas. Julho 04, 2013. Por: Mão de Obra Online

Principais notícias da semana

Mão de Obra Online