Clique aqui para visitar

Clique aqui para seguir-nos no Twitter e cadastrar-se gratuitamente! ⇒

28 de fevereiro de 2013

Novo bloco de gesso deixa obra até 30% mais barata





Pesquisadores da USP e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estudam a aplicação do gesso na produção de blocos para substituir os de concreto. A nova tecnologia pode gerar uma economia superior a 30%. O material é resistente, barato e fácil de ser produzido e aplicado. Segundo o professor da USP Milton Ferreira de Souza, responsável pelo estudo que demorou dez anos para ser concluído, uma empresa do Paraná já demonstrou interesse pela tecnologia e espera fechar uma parceria ainda este semestre.
O processo do material é bem simples. Primeiro, mistura-se o pó de gesso puro com 20% de água. Tudo vai para um molde e para a prensa. A secagem é feita em uma estufa ou em até três horas em  ambiente natural.
Os buracos nos blocos são feitos para facilitar o sistema hidráulico e elétrico de uma casa ou edifício e é o que garante também a rapidez na montagem. “É um produto revolucionário porque você pode fazer com ele peças de alta resistência mecânica. Então ele pode substituir peças de cimento com facilidade”, disse o professor da USP.
Construção
Os pesquisadores utilizaram placas e blocos de gesso na construção de uma casa (com dois quartos, cozinha e banheiro) para comprovar a qualidade do produto. Com a nova tecnologia, as paredes não precisam mais de reboco, basta apenas pintar. Segundo os pesquisadores, existem ainda outras vantagens. O gesso oferece mais segurança, não pega fogo e a sensação térmica é mais agradável.

Resistência do bloco varia de acordo com a edificação (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)
Resistência varia de acordo com a edificação, diz
pesquisador (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)
O empresário Marcelo Decico foi quem doou o terreno para a construção da residência. Ele apostou no projeto e só vê os benefícios. “É uma proposta inovadora e para quem tem visão é uma aposta para hoje e não para o futuro”, disse.
Resistência do produto
O engenheiro civil João Ailton Brondino é aluno de pós-graduação do programa de Estruturas e Construção Civil da UFSCar. Ele também trabalha na aplicação e uso do gesso mineral e químico. Ao exibir a resistência de uma mostra de 40 gramas, as trincas só aparecem após uma pressão de 16 toneladas. “Você pode produzir blocos mais resistentes ou não de acordo com o tipo de edificação”, disse.

Para montar os blocos, basta usar alguns pingos de cola branca. A economia com o produto de gesso pode ser superior a 30% se comparada ao uso do concreto. “Nós estamos falando de alta tecnologia na construção civil. Você consegue acelerar o processo de produção e reduzir o custo dessa obra”.
“Se a gente conseguir aplicar esse bloco na construção civil popular, é interessante porque passa a ser um método tipo quebra-cabeça que montaria as paredes uma em cima da outra, dispensando o auxílio do pedreiro”, avaliou José Eduardo de Assis Pereira, conselheiro da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Carlos (AEASC).
Professor autor do estudo manipula blocos de gesso no laboratório da USP (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)Professor autor do estudo manipula blocos de gesso no laboratório da USP (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)
Fonte: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2013/02/usp-e-ufscar-criam-bloco-de-gesso-que-pode-baratear-obra-em-ate-30.html

Novo bloco de gesso deixa obra até 30% mais barata. Fevereiro 28, 2013. Por: Mão de Obra Online

Principais notícias da semana

Mão de Obra Online