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20 de fevereiro de 2013

Programa gera oportunidades de negócios da Copa



Promover o desenvolvimento empresarial a partir das oportunidades de negócios da Copa. Esse é o objetivo do programa Sebrae 2014, que tem mais de 400 empresas participantes, a maior parte de Cuiabá e Várzea Grande.


Lançado oficialmente no ano passado, o programa consiste na elaboração de um diagnóstico de competitividade e, posteriormente, um plano de desenvolvimento para que a empresa interessada possa ampliar sua competitividade.


Para participar do projeto, no entanto, a empresa deve atuar em um dos setores apontados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) como mais propícios a geração de negócios por conta do Mundial. São elas: turismo, cultura e entretenimento, comércio varejista, serviços, gastronomia, artesanato, construção civil, madeira e móveis, agronegócios, tecnologia da informação e comunicação, moda (têxtil e confecções, couro e calçados, gemas e joias).


Em Cuiabá e cidades do entorno, o foco do programa está nos setores de construção civil, madeira e móveis, confecção, tecnologia da informação, turismo, agronegócio e comércio, de acordo com a coordenadora do programa em Mato Grosso, Marisbeth Gonçalves. “As oportunidades são muitas e integram as áreas. O setor de tecnologia da informação, por exemplo, pode criar sistemas para as demais. O agronegócio pode desenvolver alimentos orgânicos e atender a demanda da rede de hoteleira que recebe turistas mais exigentes. Nossa missão é fazer com que o empresariado enxergue e aproveite a chance de expandir seus negócios nesse momento tão propício”, destaca.


Ela conta que em apenas um ano já é possível perceber melhorias substanciais nas empresas participantes. Algumas delas, inclusive, já receberam certificações nacionais importantes, como uma das mais tradicionais de peixarias de Cuiabá que agora é certificada em segurança alimentar. Ela cita também o caso de uma fabricante de móveis planejados que, após consultoria do serviço, mudou o foco de trabalho e passou a atender a demanda da construção civil por materiais de acabamento, como portas. José Augusto da Cunha, dono da empresa, revela que o resultado financeiro da mudança só não é maior porque falta mão-de-obra para atender aos pedidos.


Outros 2 gargalos do crescimento empresarial são apontados pela coordenadora do Sebrae 2014. “A qualidade do atendimento aos clientes e a gestão amadora das empresas mato-grossenses são pontos negativos que ainda precisam ser superados”, diz. Mas ela mesma faz a ressalva. “O acompanhamento contínuo dessas empresas fará com que elas melhorem em todos esses aspectos e o legado será sentido não só durante a Copa”, ressalta.


Paralelamente ao programa, as empresas atendidas pelo Sebrae são estimuladas à aproximação comercial com setores diferentes dos quais atuam e, assim, expandir ainda mais seus negócios. No ano passado, por exemplo, um encontro entre as instituições participantes do Sebrae 2014 gerou a expectativa de negócio de mais de R$ 2 milhões, afirmou Marisbeth. Para participar do Sebrae 2014, basta que o empresário procure uma unidade do serviço. A meta deste ano do programa é atender, continuamente, cerca de 700 empresas.


O programa é realizado em Cuiabá e nas outras 11cidades-sede da Copa: Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Fonte: http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=270508&codDep=3

Programa gera oportunidades da Copa. Fevereiro 20, 2013. Por: Mão de Obra Online

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