Clique aqui para visitar

Clique aqui para seguir-nos no Twitter e cadastrar-se gratuitamente! ⇒

17 de outubro de 2012

Resíduos da Construção como fonte de renda


construção sustentável


O reaproveitamento dos resíduos sólidos gerados em canteiros de obras da construção civil tem sido uma prática adotada por várias construtoras que se preocupam com o meio ambiente.




Além de garantir benefícios ambientais, esse tipo de ação é também sinônimo de fonte de renda.

Com a consultoria da Teia Serviços Ambientais, a construtora Engenharq, por exemplo, tem orientado os trabalhadores dos canteiros de obras espalhados pelo Estado a separar os resíduos sólidos por tipo de material e reaproveitá-los o máximo possível, dentro ou fora da obra, dando também a destinação correta àqueles que não poderão ser reutilizados.

Para incentivar ainda mais a prática e conscientizar os operários, alguns exemplos têm sido levados aos trabalhadores por meio de palestras. O Conjunto Aroeiras, em Arapiraca, por exemplo, conheceu o trabalho realizado por uma empresa de Maceió que faz o reaproveitamento de canos de PVC que não teriam mais utilidade dentro do canteiro de obras, esta iniciativa tem transformado a vida de várias famílias.

Os canos são transformados em objetos decorativos e utilitários, como luminárias, bandejas e até carteiras escolares. Além de beneficiar o meio ambiente, evitando que o PVC seja descartado, o trabalho também garante renda para várias famílias.

ideias sustentáveis


De acordo com Mateus Gonzalez, ecólogo da Teia Serviços Ambientais, O reaproveitamento de resíduos sólidos é um grande aliado na luta pela preservação do meio ambiente.




Principalmente quando esses resíduos são provenientes da construção civil. “A construção civil é o setor que mais gera resíduos sólidos em meio urbano e por isso a prática do reaproveitamento nos canteiros de obras é sempre relevante”, destaca.

Gerenciamento de Resíduos:

A gestão correta dos materiais faz parte do Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC), que tem sido implantado em diversos canteiros de obras com a consultoria dos profissionais da Teia Serviços Ambientais. 

As ações concretas, como a separação dos resíduos por tipo de material são resultados do trabalho de conscientização ambiental, realizado junto aos operários das obras por meio de palestras que abordam diversos temas relacionados ao meio ambiente.
Fonte: http://www.imoveledicas.com/2012/10/sustentabilidade.html

Principais notícias da semana

Mão de Obra Online