Clique aqui para visitar

Clique aqui para seguir-nos no Twitter e cadastrar-se gratuitamente! ⇒

29 de outubro de 2012

Materiais certificados



A utilização de materiais certificados na construção civil valoriza empreendimentos e reduz impactos ambientais. Edificações que contam com matérias-primas que receberam certificação, como o aço, incluem padrões de sustentabilidade desde o princípio da cadeia e ficam mais perto de receber selos ambientais reconhecidos internacionalmente, como o Leed e o Aqua.


Isso é importante para o cidadão que também é consumidor, por indicar que os produtos e, invariavelmente, seus fabricantes utilizam boas práticas no processo produtivo, o que afasta o uso de trabalho infantil, escravo, a não observância das leis, o uso desnecessário de matéria-prima, água, energia, elementos que, ainda que não diretamente, afetam a vida de toda a população.


Além de avaliar as práticas aplicadas pelas construtoras durante as obras, como reaproveitamento de resíduos, reuso de água e economia de energia, as empresas responsáveis por conferir esse tipo de selo para os empreendimentos analisam a procedência dos materiais utilizados na obra. Por isso, a compra de aço certificado, por exemplo, facilita a obtenção de certificado.


Desde 2009, mais de 90 empreendimentos considerados "verdes" utilizaram aço da Gerdau que tem o Selo Ecológico. Entre eles estão obras importantes, como a Torre Oscar Niemeyer, no Rio de Janeiro, o Morumbi Business Center, em São Paulo, e a Arena Fonte Nova, na Bahia.


Para obter o Selo Ecológico, os materiais têm de passar por auditorias periódicas que verificam toda a cadeia de produção. No caso do aço, desde os fornecedores de sucata até a logística de transporte do produto final.
Fonte: http://invertia.terra.com.br/sustentabilidade/noticias/0,,OI6262903-EI18950,00-Construcao+materiais+certificados+valorizam+empreendimentos.html

Principais notícias da semana

Mão de Obra Online