Clique aqui para visitar

Clique aqui para seguir-nos no Twitter e cadastrar-se gratuitamente! ⇒

4 de outubro de 2012

Destino de resíduos na Construção Civil




A conduta sustentável adotada por muitas empresas contribui para a preservação do meio ambiente e para a formação de gestores e funcionários cada vez mais preocupados com o futuro do planeta. Na construção civil não é diferente. A destinação correta de resíduos provenientes dos canteiros de obras pode ajudar na redução de descarte irregular de materiais em áreas verdes.
De acordo com a técnica de Segurança do Trabalho da Emadel Engenharia, Cristiane Fleiter da Costa, deve haver a separação de resíduos orgânicos e recicláveis, presentes desde o começo da construção, para depois selecionar os demais materiais descartados durante os trabalhos. “É importante estabelecer uma logística para o projeto dar certo. A criação de um local dividido por categorias é imprescindível para que os colaboradores possam depositar os materiais”, afirma.
Já a frequência de recolhimento dos resíduos varia de acordo com o andamento da obra. Cristiane explica que na fase inicial, por exemplo, são colocadas armações que geram grande quantidade de metal, surgindo a necessidade de descarte constante. O oposto acontece no final da construção, quando a produção desse material tende a diminuir e a demanda por captação também.
Como os resíduos são bem diferentes entre si, várias empresas são responsáveis por dar o encaminhamento correto dos objetos e substâncias decorrentes do trabalho. Na Emadel, os clientes podem acompanhar periodicamente a condução da política sustentável proposta. “Esse acompanhamento existe, não como cobrança, mas sim como forma de conhecimento, apresentando ao mercado as empresas responsáveis pela destinação final dos resíduos e os resultados do projeto”, diz Cristiane.
Formação consciente
A preocupação com a ação de produtos tóxicos e poluentes na natureza é uma tendência a ser seguida pelas empresas do ramo de construção civil, assim como a disseminação do conhecimento sustentável entre colaboradores. Exemplo disso são as palestras realizadas sobre o tema nos canteiros de obras da Emadel. Durante os treinamentos, são feitas orientações para reduzir os impactos ambientais causados pelos resíduos. Destinados corretamente, entulhos de demolições, por exemplo, são reaproveitados pela construção civil e retornam na forma de novos materiais, como brita, concreto e outros.

Dessa forma, o trabalho realizado em conjunto e de forma correta tende a dar bons frutos a longo prazo. “Através das medidas tomadas para capacitar funcionários e dar estrutura para a realização do projeto sustentável, conseguimos dar fim ao dilema de com uma mão construir e com a outra preservar”, conclui Cristiane.
Fonte: http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?id=34387&op=notas

Principais notícias da semana

Mão de Obra Online