O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) concedeu licença à Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), liberando a destinação de entulho da construção civil para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), instalado na região sul da cidade. Sem espaço suficiente para comportar a alta produção de lixo, o município busca remediar a situação. Dos sete ecopontos da cidade, dois estão oficialmente abertos para o descarte da população.
O diretor de Operações da companhia, Gilmar Domingues, explicou que a falta de espaços adequados para o descarte do lixo em Londrina tem sido uma das grandes preocupações do município. O setor da construção civil é o que mais gera resíduos na cidade. Geralmente, ele acaba sendo descartado e apontado como sem uso.
Com a licença do IAP, o material de construção será reutilizado. Todo entulho recolhido será separado e depois reaproveitado. Triturado, o entulho vai compor o serviço de arruamento da CTR, sendo utilizado para a pavimentação do local. "É um material muito nobre", afirmou.
Outro problema enfrentado é a falta de fiscalização eficiente nos ecopontos da cidade. Na segunda-feira (2), o do Jardim Santa Rita foi fechado por acúmulo de resíduos. "Estava realmente uma situação terrível", reconheceu Domingues, que lembrou que o ecoponto do Jardim Nova Conquista também vai precisar de uma intervenção, uma vez que também está superlotado e com resíduos das mais variadas classificações.
Ele alegou que o município realiza as fiscalizações, porém, o despejo de lixo no local ocorre, na maioria das vezes, à noite e aos finais de semana, horários em que não há plantão dos fiscais. "Temos dificuldade em pegar em flagrante esse crime ambiental", afirmou. Assim que passar por uma limpeza, o que ainda depende de melhora na condição do tempo, o ecoponto do Jardim Santa Rita será reorganizado, para que a população faça o despejo de resíduos em baias separadas.
"Queremos promover a separação de forma segregada. Tanto nos ecopontos quanto na CTR. A licença do IAP também coloca algumas condicionantes, principalmente quanto à separação do que for encaminhado, inclusive de poda, os chamados resíduos verdes", explicou Domingues.
Fonte: http://londrina.odiario.com/londrina/noticia/768281/iap-libera-despejo-de-entulhos-da-construcao-civil-para-a-ctr-em-londrina/
IAP libera despejo de entulhos da construção civil para a CTR em Londrina. Setembro 04, 2013. Por: