A chegada de novas obras e de grandes empresas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) são janelas de oportunidades que se abrem para a grande massa de trabalhadores, mas também, para micro e pequenas empresas da região. A qualificação profissional, no entanto, ainda é um obstáculo que precisa ser vencido, não apenas pelos órgãos e entidades públicas, mas sobretudo por quem dela necessita.
Diante desse desafio, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e a Associação das Empresas dos Distritos Industriais do Estado do Ceará (Aedi) promoveram ontem, no Centro Vocacional Tecnológico (CVTEC) de São Gonçalo do Amarante, o seminário de negócios Oportuniza. O objetivo foi atrair e sensibilizar trabalhadores e empresários para participar de novos cursos de capacitação nas áreas técnicas e de gestão.
´Boom´ da construção
"O objetivo desses seminários é sensibilizar as pessoas e as empresas para que se tornem fornecedores desses grandes empreendimentos que estão aportando no Ceará", destacou o presidente da Iedi, Adriano Borges. "Muitos já estão se conscientizando, mas a maioria ainda não percebeu as oportunidades que estão se abrindo", acrescentou o consultor da Unidade de Inovação Tecnológica do Senai-CE, Jorge William.
Segundo este, as áreas da construção civil e metal mecânica são as maiores demandantes de mão de obra qualificada e de produtos e serviços na área do Cipp. "Estamos vivendo o "boom" da construção civil na região", destacou William.
Cursos
Para atender a demanda crescente de qualificação profissional, o consultor sugeriu os cursos ofertados pelo Senai, na área técnica e pelo Sebrae, na área de gestão, sobretudo para micro e pequenos empresários, já estabelecidos, mas que ainda não se deram conta dos avanços tecnológicos e de que precisam se atualizar, se quiserem aproveitar as oportunidades que se avizinham.
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1318495
Capacitação na construção civil ainda é desafio.
Setembro 17, 2013. Por: