Clique aqui para visitar

Clique aqui para seguir-nos no Twitter e cadastrar-se gratuitamente! ⇒

23 de setembro de 2013

Diminui em 80% o número de prédios construídos


Incentivos do governo e facilidades de crédito. O resultado é a multiplicação de canteiros de obras em Bauru. Ou pelo menos foi. Dados da Secretaria de Planejamento mostram que, depois do boom do mercado imobiliário, a cidade passa agora um recuo na construção de condomínios verticais, aqueles que são compostos por prédios. No auge do mercado, em 2010, foi liberada a construção de 28 condomínios. Nos anos seguintes, em 2011 e 2012, estes números foram, respectivamente, de 11 e 14. Já este ano, até o momento, foi liberada a construção de apenas três. Representando um recuo de 79%. A Secretária de Planejamento acredita que este declínio se deva a uma redução da demanda interna. Além disso, cresce a percepção de que são poucos os lugares disponíveis na cidade para abrigar este tipo de empreendimento.

O boom dos últimos tempos pode ser explicado pela facilidade deste tipo de construção. “Além disso, a infraestrutura para construções verticais é mais barata do que de construções horizontais”, pontua Renato Parreira, diretor do SindusCon (Sindicato da Indústria da Construção Civil).

Ele afirma que inúmeras facilidades contribuíram para o boom dos últimos anos, como o aumento do crédito, tanto para construir quanto para comprar e o fato do investimento em imóveis ser atrativo, pela sua segurança. Já na outra ponta existem as possibilidades que estas moradias podem oferecem para o consumidor comum. "A procura de um local para morar que seja mais centralizado e que tenham mais segurança tem aumentando nos últimos tempos", considera. O que também contribuiu para o aquecimento do mercado foi o programa Minha Casa, Minha Vida. Nestes cinco anos de mercado aquecido foram construídos 67 empreendimentos.

De longe, o número de condomínios verticais supera as outras modalidades deste tipo de empreendimento: 

136 condomínios de prédios, sendo que nos últimos 5 anos este número praticamente dobrou, com a construção de 67 conjuntos.

21 loteamentos murados. Como o Jardim Sabambaia e Shangrilá. 

7 condomínios residenciais. Jardins do Sul, Bosque da Saúde e Terra Nova entram nesta classificação.

Fonte: Rede Bom Dia 

Diminui em 80% o número de prédios construídos. Setembro 23, 2013. Por: Mão de Obra Online

Principais notícias da semana

Mão de Obra Online