Clique aqui para visitar

Clique aqui para seguir-nos no Twitter e cadastrar-se gratuitamente! ⇒

28 de agosto de 2013

Haitianos no Brasil buscam qualificação na construção civil

Os haitianos que chegaram ao Brasil estão buscando formação para ingressarem no mercado de trabalho. Desde 2011, quando desembarcaram no país, 428 deles passaram por cursos nas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Manaus (AM), como divulgou a entidade nesta terça-feira.

Os haitianos se interessam mais pelo setor da construção civil e buscam cursos de pedreiro, mestre de obras e assentador de cerâmica. Estes não são os únicos cursos procurados. Eles também se especializam em setores da metalmecânica, eletroeletrônica, vestuário e alimentos.

O curso é uma parceria com uma paróquia da cidade. Os religiosos da congregação Missionários de São Carlos acolheram os haitianos em Manaus. Os imigrantes também estudam português no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Com o movimento migratório para o Brasil, o governo federal decidiu no fim de 2011 legalizar a entrada de haitianos. Desde aquele ano, já foram concedidos 6,4 mil vistos de residência. Esse documento dá a eles direito a estudar, trabalhar, montar o próprio negócio.

Em abril deste ano, o governo criou uma força tarefa para regularizar a situação dos haitianos no país. Foram adotadas medidas entre cinco ministérios e a Polícia Federal, para regularizar a situação dos haitianos que entraram ilegalmente no Brasil.

O movimento migratório de haitianos começou em 2010, depois do terremoto que devastou o país e matou inclusive militares brasileiros da missão de paz e a pediatra Zilda Arns. Em 2012, o governo estabeleceu uma cota que cem vistos humanitários por mês, concedidos pela Embaixada do Brasil em Porto Príncipe.
Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/brasil/2013/08/27/interna_brasil,458696/haitianos-no-brasil-buscam-qualificam-na-construcao-civil.shtml

Haitianos no Brasil buscam qualificam na construção civil. Agosto 28, 2013. Por: Mão de Obra Online

Principais notícias da semana

Mão de Obra Online