Clique aqui para visitar

Clique aqui para seguir-nos no Twitter e cadastrar-se gratuitamente! ⇒

16 de maio de 2013

Sindicato apoia construção de novo aeroporto - PI


O prefeito de Teresina (PI), Firmino Filho, em encontro nesta quarta-feira (15) com o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Teresina (Sinduscon Teresina), anunciou que é a favor da construção de um novo aeroporto para a capital piauiense e buscará instrumentos para impedir, na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, que a reforma no atual seja definitiva.

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

"Nós somos a favor da construção de um novo aeroporto e contra a Infraero colocar a reforma como definitiva. Ela tem que ser temporária. Por isso precisamos avançar nesse debate", declarou o prefeito, afirmando já ter feito tal colocação para a Infraero. 

Ao receber os empresários no Palácio da Cidade, Firmino Filho defendeu a contratação de uma empresa de assessoria qualificada, seja no Piauí ou fora do Estado, para que se busque informações sobre a legislação que diz respeito ao aeroporto Petrônio Portella, localizado na zona Norte da capital. Com isso, medidas poderão ser adotadas. 

Firmino Filho lembrou que, quando deputado estadual, participou de uma audiência na Assembleia Legislativa, na qual um brigadeiro da Aeronáutica, representando o Governo Federal, esclareceu que o aeroporto de Teresina não seria viável por falta de plano de expectativa de voo e aparelhos de comunicação, devendo seguir a nova legislação para aeroportos. 

José Rufino, representante do sindicato, conversa com o prefeito

André Baia, presidente do Sinduscon, afirmou que a entidade está disposta a encampar um movimento em prol do novo aeroporto. Firmino Filho respondeu declarando se contrário ao projeto de reforma, que forçaria a desapropriação de 1.100 imóveis da zona Norte, interferindo inclusive além da avenida Centenário, com a retirada do prédio do jornal Diário do Povo, por exemplo. Para o prefeito, os R$ 230 milhões previstos pelo Governo Federal não são suficientes para as desapropriações.

Outro ponto colocado por Firmino Filho foi a saturação do Petrônio Portela. Ele lembrou que a Infraero previu o recebimento de meio milhão de passageiros no terminal em 2025, mas no ano passado o número já passou de 1 milhão. 


Aeroporto impede prédios
O presidente do Sinduscon confirmou que o atual aeroporto impede a verticalização da capital. Segundo André Baia, o Petrônio Portela está na região mais baixa da cidade e perto das áreas mais nobres, como se o aeroporto estivesse "enterrado no meio da zona norte". Com isso, novos prédios não podem ser construídos em grande parte da zona Norte e na área nobre da zona Leste. 

André Baia que o novo aeroporto é uma causa nobre não só para os empresários, mas também para a sociedade. Ele lembra que a última obra que ultrapassou a cifra dos bilhões foi a barragem de Boa Esperança - o novo aeroporto custaria R$ 1 bilhão. Para o presidente, o setor do comércio é fortíssimo e precisa gritar mais. Tanto que o Sinduscon tem ganho causas nacionais, como o reajuste no programa Minha Casa, Minha Vida.  


Outros temas
A audiência também tratou de outras questões, como a inscrição do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), cuja documentação estaria dificultando a execução do programa Minha Casa, Minha Vida e o surgimento de novos imóveis. Além disso, o Sinduscon pediu padronização nas ações das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) e velocidade nas análises do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CDU).

Firmino Filho informou que um novo sistema do ITBI está em discussão para elaboração de uma lei, a ser encaminhada para votação na Câmara Municipal, com fortalecimento do cadastro e recursos humanos. Segundo ele, as remessas da inscrição municipal feitas pelas SDUs devem ser feitas na Secretaria de Finanças em, no máximo, um mês. 

Yala Sena (flash)
Fábio Lima (Da Redação)
Fonte:http://www.cidadeverde.com/firmino-apoia-novo-aeroporto-em-reuniao-com-a-construcao-civil-132929 

Sindicato apoia construção de novo aeroporto - PI. Maio 16, 2013. Por: Mão de Obra Online

Principais notícias da semana

Mão de Obra Online