Clique aqui para visitar

Clique aqui para seguir-nos no Twitter e cadastrar-se gratuitamente! ⇒

6 de maio de 2013

Confiança da construção cai 6,6% em abril, diz FGV



SÃO PAULO - A confiança dos empresários da construção civil continuou em baixa em abril, embora tenha piorado em ritmo menos acentuado, de acordo com a pesquisa “Sondagem Conjuntural do Setor da Construção”, divulgada nesta segunda-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Eles esperam condições de negócios um pouco melhores tanto no momento presente quanto nos próximos meses.

O Índice de Confiança da Construção (ICST) registrou queda de 6,6% no trimestre encerrado no mês passado, ante o mesmo período em 2012. Em março, o indicador tinha recuado 7,9%. É a primeira vez desde janeiro que o índice apresenta uma queda menor que a do mês anterior. Para a FGV, o resultado sinaliza uma possível acomodação do nível de atividade da construção após um longo período de desaceleração.

Os segmentos que mais contribuíram para a melhora relativa do índice em abril foram: preparação de terreno, cuja queda passou de 14,8% em março para 12,1%, em abril; e construção de edifícios e obras de engenharia, de -7,7% para -5,7%. No sentido contrário, houve piora nos segmento de aluguel de equipamentos de construção e demolição (de -0,5% para -6,2%); e em obras de acabamento (de -7,3% para -10,8%).

A variação do Índice da Situação Atual (ISA) passou de -9,9% em março para -9,1%. Das 701 empresas consultadas, 25,1% avaliaram que a situação atual como boa no trimestre terminado em abril, contra 32,1% no mesmo período de 2012. Mas 14,2% das empresas consideraram as condições atuais ruins, mais que os 9,7% de abril de 2012.

Na mesma base de comparação e períodos, a variação do Índice de Expectativas (IE) passou de -6,3% para -4,5%. A proporção de empresas prevendo aumento na demanda no trimestre encerrado no mês passado foi de 34,1%, ante 38,1% há um ano, enquanto a parcela das que esperam redução foi de 5,6%, contra 4,7% em abril de 2012.


Fonte: (Valor)

Confiança da construção cai 6,6% em abril, diz FGV. Maio 06, 2013. Por: Mão de Obra Online

Principais notícias da semana

Mão de Obra Online