Dentro de 148 dias, a seleção brasileira vai jogar contra o México na Arena Castelão, em Fortaleza, pela Copa do Mundo. O estádio já foi até usado no ano passado, na Copa das Confederações, mas a reforma do aeroporto da capital cearense está muito atrasada.
Fortaleza terá seis jogos da Copa do Mundo. Vai receber, inclusive, a seleção brasileira. Mas, na cidade que entregou o primeiro estádio da competição, as obras de ampliação do aeroporto decepcionaram o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco.
"A obra está muito atrasada. Lamentavelmente, o consórcio, em que pese várias reuniões que tivemos de prazos, não conseguiu cumprir nenhum desses prazos", diz o ministro.
A previsão era entregar um novo terminal de passageiros em março deste ano. A capacidade dos atuais 6,2 milhões subiria para 8,6 milhões de passageiros por ano, atendendo a demanda da Copa. Mas só 25,1% da obra foram concluídos até agora.
A alternativa encontrada é a construção de um terminal provisório, que possa ser montado a tempo do mundial e desmontado depois da Copa, enquanto as obras prosseguem. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) não informou o material que vai ser utilizado. A ideia é que tenha capacidade para abrigar bares, restaurantes, balcões de empresas aéreas e acesso à área de embarque. O improviso vai custar à Infraero R$ 3,5 milhões.
Diante dessa situação, o Jornal Nacional foi ouvir os envolvidos na execução e na fiscalização da obra.
A obra de ampliação do Aeroporto Pinto Martins é realizada pelo consórcio CPM Novo Fortaleza, formado pelas empresas Consbem, Paulo Octávio e MPE. A primeira fase de ampliação, que está atrasada, vai custar à Infraero R$ 311 milhões.
Além do atraso, a obra de ampliação do aeroporto está parada desde a semana passada por causa de uma greve dos trabalhadores. Segundo o Sindicato da Construção Civil, os operários não estão recebendo cesta básica e há atraso no pagamento de salários.
"Já vinha com atraso de dois meses e hoje nós fomos informados que ela só vai pagar o adiantamento salarial na próxima quarta-feira. Diante disso, os trabalhadores não aceitaram voltar ao trabalho", explica Arquimedes Fortes, coordenador da Fiscalização do Sindicato da Construção Civil.
Os responsáveis pelo consórcio não comentam o atraso nas obras nem no pagamento dos funcionários. Cabe à Infraero fiscalizar o andamento. O presidente da estatal, Gustavo Vale, reconhece que o aeroporto de Fortaleza é o que tem as obras mais atrasadas entre todas as cidades-sede da Copa do Mundo.
"Nossa previsão de obras era de que mais ou menos cerca de 30% do empreendimento todo ficaria pronto até a Copa do Mundo. O restante vai para 2016, 2017. É lamentável, sem dúvida nenhuma. Nenhum de nós gosta de atraso em obra, mas tivemos uma série de problemas com o consórcio construtor da obra e, infelizmente, houve o atraso. Cabe a nós agora continuar fazendo com que as obras andem em um ritmo adequado para que elas estejam prontas em 2017. Não adianta chorar o leite derramado. Temos que arrumar uma solução porque a Copa do Mundo está chegando", diz Gustavo Leite.
A Infraero espera cobrir o custo da implantação de um terminal provisório com o aluguel de lojas que vão funcionar no local. Já os passageiros esperavam encontrar mais que um improviso durante a Copa.
"O ideal seria montar uma estrutura mais acertada para que todos tivessem mais condições de transitar durante essa Copa", comenta o assistente técnico Francisco de Assis Alves.
O ministro Moreira Franco também vistoriou as obras do aeroporto de Salvador. Por causa do atraso, o governo decidiu paralisar a ampliação da área de check-in do terminal de passageiros. A primeira fase será concluída até o fim do mês. A segunda etapa, só depois da Copa.
Segundo a Infraero, o aeroporto tem capacidade para atender à demanda do mundial. O Jornal Nacional procurou a empresa NM, responsável pela obra, mas ela não se manifestou.
Fonte: G1
Reforma do aeroporto de Fortaleza é a mais atrasada do Brasil para a Copa.
Janeiro 21, 2014. Por: