O nível de emprego na construção civil brasileira caiu 0,86% em novembro, na comparação com o mês anterior, segundo pesquisa Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgado nesta segunda-feira (13).
“Sazonalmente, a redução no contingente de empregados na construção civil é comum no final de cada ano”, afirma o presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, em nota. “Para tanto, contribuem fatores como o início do período de chuvas e a conclusão de uma série de obras."
No ano, de janeiro a novembro, o indicador registrou alta de 0,95%, frente ao mesmo período de 2012. Já no período de 12 meses encerrados em novembro, o avanço foi de 1,13%, com 39,3 mil contratações.
São Paulo
Em novembro, as empresas da construção no Estado de São Paulo somavam 898,3 mil empregados com carteira assinada, um recuo de 0,73% frente a outubro, com o fechamento de 6,6 mil vagas.
Com o resultado, o setor chegou ao final de novembro com 3,514 milhões de trabalhadores empregados em todo o país.
No período, das 10 regiões pesquisadas no Estado, o nível de emprego no setor cresceu apenas no ABCD, com 633 contratações, e na região de Presidente Prudente, com 100 contratações.
Na comparação do acumulado do ano até novembro em relação ao mesmo período do ano anterior, o indicador registra avanço de 1,12%. Em relação a novembro de 2012, o Estado registrou mais 13,1 mil contratações, alta de 1,48%.
Fonte: G1
Emprego na construção recua em novembro, diz Sinduscon.
Janeiro 13, 2014. Por: