O ramo de construção civil é um dos que mais empregam atualmente. Seja pelas construções e reformas para a Copa do Mundo ou pelo sempre aquecido setor imobiliário. As construtoras e empreiteiras estão com vagas abertas e divulgam 3.372 oportunidades de trabalho.
Mesmo depois do fim da obras para a Copa, o setor vai continuar acelerado e com amplas contratações. A expectativa de Antonio de Sousa Ramalho, presidente do Sintracon (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil) é que o empreendimento Jardim das Perdizes, na Barra Funda, Zona Oeste, empregue sozinho em 2014 mais de 3 mil novos profissionais.
“A Tecnisa está com um dos maiores empreendimentos da cidade. Eles estão construindo uma cidade e já contrataram um grande número de gente e ainda vão contratar mais 3 mil pessoas”, diz Ramalho.
Já para finalizar a primeira parte da obra, a Tecnisa abre 700 novas contratações para completar as equipes. O Sintracon divulga 2 mil chances abertas para pedreiros, eletricistas e outras funções no setor.
Os centros públicos divulgam juntos 672 oportunidades para encanador, marceneiro, pintor de paredes, entre outros cargos. O CAT (Centro de Apoio ao Trabalhador) concentra a maioria das colocações com 229 chances, seguido pelo Emprega São Paulo, programa da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, com 220 vagas. O destaque são para as vagas de servente de obras com ganhos de até R$ 912.
O CST (Centro de Solidariedade ao Trabalhador) divulga 207 colocações. Os cargos de pedreiro e serralheiro garantem a melhor remuneração com ganhos de até R$ 1,4 mil.
O Caite (Centro Público do Emprego Trabalho e Renda de Diadema) divulga 16 vagas para servente de pedreiro, eletricista e encanador.
Qualificação /Para garantir uma das vagas do setor é preciso investir em qualificação. Quem está a fim de uma formação rápida e gratuita, pode aproveitar os seis cursos de qualificação da Pro Telhanorte. O destaque são para as formações de impermeabilização e drenagem de águas pluviais. As inscrições podem ser feitas na Telhanorte da Marginal, na Avenida Presidente Castelo Branco, 7849 ou através do e-mail treinamento.promarginal@saint-gobain.com.
Engenheiro sentiu na pele a rotina do canteiro de obra
De operário em canteiro de obra a diretor de engenharia do maior empreendimento da cidade. É esse o currículo de Joelson de Oliveira Santos, 38. Filho de mestre de obra, o engenheiro conhece de perto a rotina das obra desde os 15 anos. Aos 17, entrou na faculdade de engenharia e no segundo ano de graduação começou a estagiar na Tecnisa.
“A experiência que tive nos canteiros de obras, vendo de perto a dinâmica dos operários me dá condições de coordenar as obras com mais eficiência”, diz.
O crescimento de Joelson serve como incentivo para os operários da Tecnisa se qualificarem. A empresa, criou os programas Ler e Construir, voltado para a alfabetização dos operários, e o Profissionais do Futuro que investe na qualificação do ajudante de pedreiro. “Pegamos um servente de obra e ensinamos um ofício. Formamos marceneiros, pintores e outros profissionais que passam a exercer a função aqui mesmo”, diz Jaílson.
Os projetos de qualificação da Tecnisa são mais audaciosos. “Vamos fazer de forma mais intensa com uma parceria com o Senai, diz Marcello Zappia, diretor de RH.
MAIS
Emprega São Paulo reúne 220 chances
Para se candidatar às 220 vagas do programa Emprega São Paulo, é preciso realizar cadastro no endereço eletrônico www.emprego.
sp.gov.br ou comparecer a um dos postos de atendimento. Informações no 0800-7707378
CST divulga 207 oportunidades
Para concorrer às 207 vagas do Centro de Solidariedade ao Trabalhador, o candidato interessado deve ir até um dos postos de atendimento do órgão, levando carteira profissional, RG e CPF para fazer cadastro. Mais informações no telefone (11) 3347-4100
CAT tem 229 vagas na construção civil
Para se candidatar a uma das 229 vagas do Centro de Apoio ao Trabalho, o profissional deve comparecer a um dos postos de atendimento do posto público. Mais informações sobre o cadastro para as vagas estão no site www.prefeitura.sp.gov.br ou no telefone 156
Tecnica contrata 700 para empreendimento
As inscrições para as 700 vagas da Tecnisa devem ser feitas através do site da construtora www.tecnisa.com.br.
Diadema tem 16 chances para o setor
Os interessados nas 16 vagas do setor no Caite Diadema, deve fazer o cadastro no www.maisemprego.mte.gov.br.
Crédito: www.redebomdia.com.br
Construção civil em alta, contrata 3.372.
Novembro 12, 2013. Por: