Clique aqui para visitar

Clique aqui para seguir-nos no Twitter e cadastrar-se gratuitamente! ⇒

16 de janeiro de 2013

Dicas de Construção mais Ecológica


Como o planeta tem exigido soluções concretas para combater as intempéries climáticas que estão cada vez mais acirradas, mais que uma realidade, a casa sustentável tem se tornado uma necessidade. Segundo o Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica (Idhea), a construção civil é o segmento que mais consome matérias-primas e recursos naturais no mundo. Portanto, trata-se de um segmento que merece maior atenção e incentivos das autoridades. Mas as construções sustentáveis podem reverter o quadro de degradação ambiental e preservar os recursos naturais para gerações futuras, o que corrobora o valor da responsabilidade ambiental na construção civil.
Em tempos de mudanças climáticas, quanto mais opções que poupem o meio ambiente, melhor. E mesmo as inovações caras, que são uma minoria entre as alternativas de uma casa ecologicamente correta, dão retorno financeiro em médio e longo prazo, o que viabiliza a sua escolha. Veja, a seguir, algumas dicas interessantes para quem pretender construir a casa própria e não quer deixar o meio ambiente de lado:
Embora no Brasil os painéis solares continuem caros, a utilização dessa tecnologia é muito viável. Ainda usados, estes painéis continuam tendo um rendimento tão bom quanto novos, ou seja, seria um bom negócio comprar painéis usados pela metade do preço.

Pesquisas apontam que a cor e o material usados nos telhados ajudam a diminuir o calor no interior de uma casa. Cores claras ajudam a refletir o calor para fora. Se você está pensando em reformar seu telhado, leve em consideração telhas de cor branca. Isso ajudará a manter sua casa e seu sótão frescos.

Coloque detector de movimento no exterior de sua casa para ativar as luzes que estão do lado de fora. Isso ajudará a economizar energia e aumentará o tempo de vida das lâmpadas.
Se você mora em lugar frio, coloque uma capa de alumínio nas portas. Isso ajudará a reter o calor para dentro da casa.

Termostatos automáticos ajudam na redução da conta de luz. Estima-se que você poderá economizar até 3% dos gastos a cada grau que você diminuir e 6% para cada grau aumentado.
Se você tiver uma lareira em sua casa, instale portas de vidro no cômodo em que está instalada. O vidro evita para que o calor saia para o lado de fora.


Instale mais ventiladores em sua casa. Exaustores (“puxadores de ar”) servem para um propósito muito específico. Nos meses de calor os exaustores podem, indesejadamente, tirar calor e umidade do banheiro ou cozinha. Ventiladores de teto ajudam a reduzir a dependência de ar condicionado durante o verão e podem ser úteis no inverno, transferindo o calor do teto para baixo.
Isole sua casa se pretende construí-la em lugares frios. Portas e janelas são as maiores saídas de energia (calor) de sua casa. Instale barradores de ventos e calor em suas janelas e portas.

Viva o código dos 3 R´s (érres). Recuse, reuse e recicle. Esteja com essas 3 coisas em mente para quando for comprar algum equipamento para a casa.
Leve em consideração a cor da tinta das janelas. Cores escuras ajudam a reter o calor (bom para o inverno) e cores claras refletem a luz, “espalhando” o calor (bom para o verão).

Fonte: http://www.engelmig.com.br/acabamentos/construcao-civil-dicas-para-montar-uma-casa-mais-ecologica/

Dicas de Construção mais Ecológica. Janeiro 16, 2013. Por: Mão de Obra Online

Principais notícias da semana

Mão de Obra Online