Clique aqui para visitar

Clique aqui para seguir-nos no Twitter e cadastrar-se gratuitamente! ⇒

13 de dezembro de 2011

Setor da construção civil amplia vagas



O setor da construção civil segue contratando no Grande ABC. Em outubro, foram geradas 132 vagas no segmento, alta de 0,28% no mês. O saldo foi maior do que o de setembro (109 postos a mais) e semelhante ao de agosto (134).
Os dados, da pesquisa divulgada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de São Paulo, mostram o resultado favorável neste ano até agora. Na comparação com o total de dezembro de 2010, as empresas do ramo estão com 661 postos de trabalho adicionais.
Para a empresária Rosana Carnevalli, diretora adjunta da regional do SindusCon-SP do Grande ABC, o cenário do emprego no segmento se mantém positivo, mesmo com os receios gerados pelas turbulências no mercado financeiro internacional. A crise na Europa tem causado retração nas aplicações em Bolsa, afetando as empresas do setor que têm capital aberto.
A dirigente do SindusCon cita ainda que, em termos de vendas de imóveis, é normal retração no fim do ano, já que, nessa época, as pessoas estão mais preocupadas em comprar presentes de Natal e esperam um pouco mais antes de assinar contratos imobiliários. "Mas temos muitas obras que estão saindo da fase da fundação, e que vão continuar empregando", acrescenta.
Além disso, o crescimento do poder de compra da população - diversas categorias de trabalhadores conquistaram aumentos salariais com ganhos acima da inflação neste ano - e o desemprego em baixa, colaboram para a atividade seguir em expansão, avalia outro empresário do ramo, Ricardo Di Folco, que tem construtora em São Bernardo.
DESACELERAÇÃO - Em 2012, deve haver pequena desaceleração no ritmo da atividade, por causa dos efeitos da crise no Exterior, segundo os representantes do segmento.
No entanto, a avaliação é de que há fatores que contribuem para que o mercado siga favorável no ano que vem, entre os quais obras de infraestrutura - há projeto do governo estadual para a construção da Linha Bronze do Metrô, que passará pelo Grande ABC e fará ligação com a Estação Tamanduateí, da Linha Verde - e a proximidade das eleições municipais. "Normalmente muitas obras públicas são entregues em ano eleitoral", observa Rosana.

Novas leis de zoneamento vão limitar expansão
Mudanças em leis de zoneamento de cidades do Grande ABC, que restringiram o tamanho das construções, devem atrapalhar o crescimento do setor imobiliário da região nos próximos anos.
No entanto, segundo representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de São Paulo, o impacto ainda não será sentido em 2012, pois as construtoras acumularam estoques de áreas e protocolaram projetos nas administrações municipais antes das alterações.
A diretora adjunta do SindusCon-SP, Rosana Carnevalli, que é empresária do ramo em São Caetano, cita o caso desse município, em que houve mudança do coeficiente de aproveitamento no fim de 2010. A lei de zoneamento, que antes permitia construir até seis vezes o tamanho do terreno, agora só autoriza até três vezes.
Também houve diminuição em São Bernardo. O Plano Diretor da cidade, aprovado no mês passado pela Câmara Municipal, reduziu de quatro para dois e meio o coeficiente.

Leone Farias 
Do Diário do Grande ABC

Fonte: http://www.dgabc.com.br/


Principais notícias da semana

Mão de Obra Online