Clique aqui para visitar

Clique aqui para seguir-nos no Twitter e cadastrar-se gratuitamente! ⇒

13 de dezembro de 2013

Como Fazer Alicerce de Casas

Como Fazer Alicerce de Casas? Aprenda Passo a Passo

Como fazer alicerce de casas

Os alicerces (viga baldrame) são cordões de concreto e ferro, sobre os quais erguem-se as paredes. Em volta de toda a construção, devem amarrar a malha nos ferros das sapatas. A espessura destes ferros varia conforme a estrutura do prédio. Para uma casa de até dois pavimentos aceita-se:
  • 4 Ferros horizontais de 3/8;
  • Estribos (verticais) dobrados e amarrados de 20 em 20cm com ferro 3/16.

Ferragem para alicerce de casas

Como podemos ver na imagem a seguir, a malha não se apoia na sapata, mas é amarrada nos ferros que saem dela a uns 5 a 10cm de altura, de modo que o concreto, depois, envolva toda a ferragem, não a deixando em contato com o chão. Coloque a malha em todas as posições de uma sapata para a outra, bem amarrada. Em volta, arme as formas para conter o concreto. A parte superior da madeira deverá estar absolutamente nivelada, para que depois os tijolos subam sem problemas. O profissional deverá nivelar as formas usando mangueira de nível e linha. Outro método bom é o uso de uma mangueira transparente, cheia de água, com duas pessoas estendendo-a de um canto a outro e acertando as madeiras conforme o nível da água. O concreto será despejado até as bordas das tábuas.

Traço de concreto para fazer o alicerce

As formas são cheias com concreto gordo (1:3:3 = 1 balde de cimento, 3 de areia e 3 de pedra 1). Não despeje o concreto do alto. Soque-o com um tubo de ferro. é bom sacudir a malha, conforme despejar o concreto para ajudar a compactar o concreto e para evitar que a ferragem se curve para baixo. O resultado do trabalho pode ser visto nas imagems a seguir.
Em casos especiais quando os alicerces são muito profundos, é necessário deixar um vão por onde vão passar os tubos de esgoto. Isto pode ser feito colocando-se um pedaço de tubo de PVC dentro das ferragens, antes da concretagem.
Fonte: construfacilrj.com

Como Fazer Alicerce de Casas. Dezembro 13, 2013. Por: Mão de Obra Online

Principais notícias da semana

Mão de Obra Online