O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou na última terça-feira (4) novas medidas de estímulo à construção civil. Segundo ele, o setor será beneficiado com desoneração na folha de pagamento, redução de tributos e acesso a capital de giro durante o período de construção das habitações.
O anúncio foi feito durante a cerimônia de entrega da milionésima unidade do programa "Minha Casa, Minha Vida", do governo federal.Segundo o governo, a desoneração na folha de pagamento poderá chegar a R$ 2,85 bilhões.
Atualmente, o setor gasta R$ 6,28 bilhões com pagamento de 20% da folha do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e, com a nova medida, passará a pagar 2% do faturamento bruto. "O setor não pagará mais INSS. Não vou dizer pelo resto da vida porque é muito tempo, mas por um longo período", disse Mantega.
Outra medida divulgada foi a de redução da alíquota do Regime Especial de Tributação (RET) da construção civil, de 6% para 4% sobre o faturamento.Na cerimônia, o ministro ressaltou a importância da construção civil para o país. "[O setor é] responsável por quase metade do investimento que nós fazemos no país.
Portanto, estimular a indústria de construção é estimular o investimento no país".Para Mantega, o setor também é importante pois contribui para dois dos maiores sonhos da população: da casa própria e do emprego. Ainda segundo o ministro, o setor emprega atualmente 7,7 milhões de pessoas.
Fonte: http://www.jeonline.com.br/editorias/economia/index.php?subaction=showfull&id=1355140412&archive=&start_from=&ucat=70
10 de dezembro de 2012
Medidas de estímulo à construção civil
segunda-feira, dezembro 10, 2012
Unknown