Clique aqui para visitar

Clique aqui para seguir-nos no Twitter e cadastrar-se gratuitamente! ⇒

30 de novembro de 2012

Decorar sua árvore de Natal


Montar uma árvore de Natal é uma tradição que acompanha várias gerações em quase todos os países do mundo e sempre proporciona um clima especial nesse período. Ela pode ser tradicional ou original, dependendo da vontade e criatividade de cada um. Há quem contrate profissionais para essa tarefa, mas bom mesmo é a farra da família reunida para enfeitar a árvore todos os anos! E para ajudar nessa tarefa brincadeira, seguem algumas dicas.
Antes de montar a árvore, escolha o local onde ela ficará exposta. Cuide para que não bloqueie portas e janelas e nem comprometa a circulação das pessoas e, se necessário, remaneje alguns móveis. Pense também na proporção, salas espaçosas e pés-direitos altos comportam árvores enormes. Já os ambientes menores pedem um pinheiro de porte menor, que pode ficar sobre uma mesa ou banco. Os enfeites seguem a mesma regra: árvores grandes pedem enfeites grandes e vistosos. As menores precisam de peças pequenas e mais delicadas. A falta de proporção compromete qualquer decoração.
Uma dica pra renovar a decoração é trocar o lugar da árvore a cada ano. A simples mudança para um outro local já dá a sensação de renovação e na verdade, uma árvore de Natal bem decorada fica bem em qualquer lugar da casa. Use a criatividade!
Mais raros no Brasil, os pinheiros naturais devem ser plantados em vasos proporcionais ao tamanho do tronco. Os artificiais, por sua vez, normalmente ficam sobre pés, que podem ser cobertos com um tecido, musgo, pinhas, presentes ou até colocados dentro de um vaso.
Embora não seja obrigatório combinar o pinheiro com o restante da decoração da casa, é importante que haja alguma ligação. Se sua decoração é mais clássica, uma árvore tradicional, cheia de luzes e enfeites fica linda! Já em decorações mais modernas, a árvore pode ser mais ousada, com cores e até formatos diferentes. Poucas e grandes ornamentos podem dar um efeito mais atual e original.
Um árvore colorida e iluminada sempre deixa o ambiente alegre. Mas se você quer inovar, uma boa idéia é decorar a árvore com apenas uma cor e suas variações. O efeito é mais moderno e sofisticado. Outra opção é comprar um pinheiro branco. Eu não sou tão fã, mas ele deixa a decoração mais leve.
Uma forma bacana de personalizar sua árvore de Natal é escolher um tema e procurar enfeites com formas e cores relacionados. As ideias são muitas!
Para a distribuição dos enfeites, coloque primeiro a iluminação, depois os festões e fitas e no final os ornamentos, tentando manter o mesmo espaço entre cada enfeite, de forma a assegurar o equilíbrio. Uma estrela ou um anjo no topo sempre são o toque final.
  • A iluminação deve ser colocada a partir da base até o topo e de dentro pra fora, para obter uma luz uniforme tanto nos ramos internos como nos externos. Para um efeito deslumbrante cada 30 cm de árvore requer cerca de 50 a 100 lâmpadas miniaturas ao redor. Dependendo do estilo escolhido, as cores podem ser coloridas ou brancas, misturando ou não as duas.
  • Já os festões e fitas devem ser distribuídos de cima para baixo, aumentando a quantidade à medida que vai chegando à base. Os fustões ficam bem colocados em volta da árvore a as fitas podem ficar presas somente em cima, caindo sobre os ramos.
  • Em vez de colocar todos os enfeites que você tem, separe-os por cores, formato ou estilo e tente guardar alguns para o ano seguinte. Quem sabe você passe a vê-los com outros olhos? Assim você pode ter uma árvore nova a cada Natal sem gastar muito.
  • Pendure os enfeites desde o interior até as pontas dos ramos, preenchendo a árvore de forma a criar profundidade e vários pontos de interesse.
  • Distribua primeiro os ornamentos mais repetidos, deixando os especiais e em menor número para o final.
Fontes: http://eudecoro.com/, http://assimeugosto.com/2010/11/25/arrumando-a-arvore-de-natal/

Principais notícias da semana

Mão de Obra Online