Clique aqui para visitar

Clique aqui para seguir-nos no Twitter e cadastrar-se gratuitamente! ⇒

23 de novembro de 2012

Crescimento no número de aprovação de projetos da construção civil em Londrina


O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon Norte) divulgou, na manhã desta quinta-feira (21), o balanço das atividades do setor na cidade em 2012. O documento aponta que o ramo continua aquecido, com a aprovação de 2 milhões de metros quadrados pela prefeitura para a construção de novos empreendimentos. Falta de regularização de obras chega a cerca de 25%.
Para se ter uma ideia do crescimento da construção civil em Londrina, em 2002 foram 500 mil metros quadrados de projetos aprovados pelo município. Dez anos depois, em 2012, o número saltou para 2 milhões de metros quadrados de projetos a serem construídos.
Apesar do grande número de aprovações, ainda há uma parcela de investidores e empresários que deixam de regularizar suas obras quando executadas. A falta de aquisição do Habite-se, documento concedido quando o empreendimento está em conformidade legais quanto a sua estrutura e ambientação, fica entre 20 a 25%, informou o presidente do Sinduscon em Londrina, Gerson Guariente, em entrevista à rádio CBN Londrina.
"Parte do que é executado não é regularizado. Existe muita gente que faz de forma irregular e que não se interessa em fazer por uma série de motivos", disse. De acordo com ele, a falta de aquisição do habite-se gera uma  concorrência desleal com quem faz tudo dentro da lei, recolhendo os impostos municipais.
A falta de mão de obra qualificada ainda é apontada como um problema no setor. Para atender a demanda, os treinamentos estão sendo alterados para que os operários aprendam a lidar com o maquinário das obras.
"A gente fez algumas pesquisas de mercado. A juventude está acostumada a trabalhar com equipamentos eletrônicos, com computador. Quando vai pra construção civil, ele não ele não volta a atividade artesanal que era tradicional", destacou.
Fonte: http://londrina.odiario.com/londrina/noticia/706126/sinduscon-aponta-crescimento-no-numero-de-aprovacao-de-projetos-da-construcao-civil-em-londrina/

Principais notícias da semana

Mão de Obra Online