Clique aqui para visitar

Clique aqui para seguir-nos no Twitter e cadastrar-se gratuitamente! ⇒

27 de setembro de 2012

Vantagens na construção de casas modulares

As casas modulares representam um nicho de mercado na construção civil que tem crescido de ano para ano, havendo cada vez mais empresas especialistas na matéria. Hoje em dia quando alguém decide avançar para a construção da sua casa e procura opções no mercado depara-se com a dúvida se avança para a construção tradicional ou para uma casa modular, entre outras opções que falaremos no futuro. Não é à toa que em Portugal se conhecem cada vez mais casas modulares. Importa por isso abordar o tema neste site e expor aqui as vantagens e as desvantagens das casas modulares, assim como discutir a questão do preço das referidas.

VANTAGENS:
- Prazo de execução da obra. Afirma-se que uma casa de 100000 euros pode ficar pronta em apenas 3 meses.
- O método construtivo estará menos sujeito a problemas e defeitos devido a ser mais normalizado.
- Esquecendo as burocracias tão características deste país, tem a possibilidade de juntar módulos e com isso aumentar o seu espaço. Este é um aspecto muito relevante para quando uma família cresce ou para quando a saúde financeira for melhor e permitir mais algum investimento na casa.

DESVANTAGENS:
- O gosto da pessoa/família que quer construir a casa terá menos preponderância. Obviamente que não fica reduzido a zero, mas fica algo limitado a certos limites. Desenho e soluções construtivas vêm num cardápio...
- Menor flexibilidade criativa a vários níveis.

Uma questão indispensável e que não se pode ignorar é a do preço das casas modulares. Serão as casas modulares mais caras ou mais baratas que as casas construídas pelo método tradicional? Esta é uma questão que tem tanto de pertinente como de complicada, e não é por acaso que as opiniões se dividem e há quem coloque o preço das casas modulares nas suas vantagens e há quem o coloque nas suas desvantagens.

Quando se comparam os preços, convém ter em consideração o preço de todos os outros trabalhos inerentes à montagem das casas modulares, como por exemplo terraplanagens, fundações, interiores, etc. Pode parecer um aspecto desnecessário de ser destacado, mas o certo é que muita gente quando compara os orçamentos, pega no orçamento da empresa que produz a casa modular e compara-o ao preço que prevê que venha a custar a casa construída pelo método tradicional (que incluirá todos os aspectos da construção). Quando compararem preços, comparem bem!

preço das casas modulares (pré-fabricadas) é um aspecto decisivo para a decisão final de quem tem em estudo a construção de uma casa modular para si. Além das vantagens e desvantagens das casas modulares já referidas no nosso site, é importante ter em conta também o estudo económico e comparar o custo final da casa modular com o custo final de uma casa de construção tradicional. Outro aspecto relevante é o financiamento que pode ser mais facilmente garantido pelos bancos no caso das casas tradicionais, mas que não iremos aprofundar neste artigo. Neste artigo centramo-nos na questão do custo das casas modulares.

Tendo em conta que as casas modulares representam uma construção por linha de montagem, facilmente se percebe a redução de custos que se pode conseguir. Por exemplo as portas, janelas e paredes que são construídas de forma uniforme, em série, são produzidas com muito maior rendimento e com recurso a mão-de-obra menos especializada. Produção com maior rendimento e mão de obra menos especializada são dois factores decisivos para a obtenção de menores custos na construção de casas modulares. Mais ainda, com esta produção em série as fábricas podem comprar grandes quantidades de material, garantindo descontos maiores, como é normal.

Devido à produção dos elementos da casa se dar numa fábrica, evitam-se condicionantes como as condições atmosféricas, o que faz evitar abrandamentos ou mesmo paragens dos trabalhos. Mais uma vez, isto também tem consequências no que diz respeito à redução de custos. O tempo total de construção de uma casa modular que ronde os 100 mil euros ronda à volta de 3 meses, coisa impensável numa casa de construção tradicional.

Ainda não há dados absolutamente esclarecedores acerca de quanto fica mais barato uma casa modular em relação a uma de construção tradicional, mas é admitido que em condições normais pode-se esperar que as casas modulares tenham um custo inferior às casas tradicionais em cerca de 15% a 25%. Claro que pode haver quem queira aproveitar o dinheiro que poupa na opção casa modular para depois investir em mobiliário e outros de maior qualidade, equilibrando assim o custo final. Obviamente que a comparação que se fez presume a mesma qualidade de mobiliário e afins.

Fonte: http://www.engenhariaeconstrucao.com

Principais notícias da semana

Mão de Obra Online