Clique aqui para visitar

Clique aqui para seguir-nos no Twitter e cadastrar-se gratuitamente! ⇒

6 de setembro de 2012

Discussão sobre inovações tecnológicas na construção civil


A diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) que está em missão técnica em Berlim se encontrou hoje (05/09) com o embaixador brasileiro na Alemanha, Everton Vieira Vargas, para discutir formas de aprimorar a produtividade, a eficiência energética e a inovação tecnológica na construção brasileira. "A Alemanha é um dos países mais avançados em conservação de energia, com metas ambiciosas de eficiência energética, e queremos aprender com eles", explicou o presidente do SindusCon-SP , Sergio Watanabe.
Gustavo Mendes
No centro, o embaixador Everton Vieira Vargas; à sua esquerda, o cônsul geral Matthias Von Kummer; e à direita do embaixador, o presidente do Sinduscon-SP, Segio Watanabe
O embaixador citou o programa Ciência Sem Fronteiras, que leva estudantes de graduação e pós-graduação brasileiros para estudar na Alemanha, como uma oportunidade de promover o intercâmbio de conhecimento entre os dois países em diversos campos do conhecimento, inclusive a área de engenharia. "Temos boas escolas de engenharia no Brasil, mas existem áreas em que podemos aprender muito com a Alemanha, como a de eficiência energética", disse.
O programa foi anunciado pelo Governo Federal brasileiro no final do ano passado, mas a Alemanha passou a integrá-lo apenas neste ano. A meta é levar cerca de 10 mil estudantes brasileiros até 2014 ao país germânico. 
Produtividade em pauta
A diretoria do SindusCon-SP também tratou com o embaixador formas de o Brasil dar um salto de produtividade da mão de obra. "A primeira tarefa do Brasil hoje é aumentar dramaticamente sua produtividade. E para isso, precisamos de parcerias com outros países", disse o vice-presidente de economia do SindusCon-SP, Eduardo Zaidan.
Uma das prioridades da embaixada brasileira na Alemanha, segundo Vargas, é ajudar a melhorar o aprimoramento profissional no Brasil. "O Sistema Senai brasileiro, apesar de muito positivo, pode ser aprimorado. E podemos aprender muito com o sistema de educação dual da Alemanha". A educação dual consiste em um sistema de formação com forte foco nas questões práticas para o exercício profissional.
Após a reunião, a Missão Técnica do SindusCon-SP partiu para Frankfurt, onde irá visitar obras e empresas alemãs. Os brasileiros retornarão ao Brasil no dia 8 de setembro.

Fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/carreira-exercicio-profissional-entidades/construtoras-discutem-inovacao-tecnologica-em-embaixada-brasileira-na-alemanha-267186-1.asp

Principais notícias da semana

Mão de Obra Online