Clique aqui para visitar

Clique aqui para seguir-nos no Twitter e cadastrar-se gratuitamente! ⇒

6 de junho de 2012

Arquitetura e o Meio Ambiente




Em meio à semana do meio ambiente, o tema da coluna desta semana tem pauta à construção inteligente e sustentável.
Ter um projeto inteligente pode ser o seu melhor investimento, desde pequenas soluções e design ecológico você pode ter seu projeto residencial elegante e ecológico. Por que fazer?
Sabe-se que a indústria da construção civil é uma das maiores fontes geradoras de resíduos de toda a sociedade, mas ao mesmo tempo uma das maiores geradoras de emprego. Diante disso é muito importante uma educação e conscientização dos trabalhadores no canteiro de obras para termos menois resíduo, mais economia e menos degradação ambiental. Atingindo assim a sustentabilidade.
Eis aqui algumas dicas que podem ser acrescidos em uma edificação:
Ter uma clarabóia ou grandes aberturas para aproveitar a luz do dia, já é um ato de arquitetura verde, economizando energia elétrica;
Reaproveite a madeira de móveis antigos dando uma nova roupagem, evitando-se a geração de entulho no meio ambiente;
Quando for reformar ou construir uma casa, analise os elementos que você pode inserir no ambiente para economizar energia e materiais. Para aproveitar ao máximo a luz do dia, pinte as paredes de cores claras;
Use lâmpadas econômicas ou de LED;
Prefira madeira de reflorestamento;
Utilize mão-de-obra e materiais naturais locais para construção, porque essa é uma forma de incentivar a economia da região e minimizar a necessidade de transporte, reduzindo o custo da construção e a emissão de poluentes;
Armazene água de chuva em local tampado;
Use a criatividade para materiais reciclados;
Faça manutenção constante em torneiras e válvulas de descarga ou troque por equipamentos de consumo controlado.

O que é um projeto sustentável?
A elaboração de um projeto de arquitetura na busca por uma maior sustentabilidade deve considerar todo o ciclo de vida da edificação, incluindo seu uso, manutenção e sua reciclagem ou demolição. O caminho para a sustentabilidade não é único e muito menos possui receitas, e sim depende do conhecimento e da criatividade de cada parte envolvida.
Uma atitude legal de sustentabilidade é a captação de energia solar.
 Benefícios Econômicos - ENERGIA SOLAR
• Depois que o investimento inicial foi recuperado, a energia do sol é praticamente GRATUITA.
• A recuperação / período de recuperação de investimento deste investimento pode ser muito curto dependendo de quanta eletricidade a sua casa usa.
• Estímulos financeiros são a forma disponível do governo que reduzirá o seu preço.
• Se o seu sistema produzir mais energia do que você usa, a sua companhia de serviço pode comprá-lo de você, acumulando um crédito na sua conta!
• Ele o salvará dinheiro na sua conta de eletricidade se você tiver um em absoluto.
• Energia Solar não necessita nenhum combustível.
• Não é afetado pela provisão e a exigência do combustível e por isso não é submetida ao preço alguma vez que aumenta de gasolina.
• As economias são imediatas.
• O uso da energia solar indiretamente reduz preços de saúde.
Benefício Ambiental - ENERGIA SOLAR
• Energia Solar é limpa, renovável (diferentemente de gás, óleo e carvão) e sustentável, ajudando a proteger o nosso ambiente.
Faça sua parte, economize faça de seu espaço algo agradável e inteligente.
Construção sustentável custa mais caro?
A adoção de soluções ambientalmente sustentáveis na construção não acarreta em um aumento de preço, principalmente quando adotadas durante as fases de concepção do projeto. Em alguns casos, podem até reduzir custos. Ainda que o preço de implementação de alguns sistemas ambientalmente sustentáveis em um edifício verde gere um custo cerca de 5% maior do que um edifício convencional, sua utilização pode representar uma economia de 30% de recursos, durante o uso e ocupação do imóvel.
Um sistema de aquecimento solar, por exemplo, se instalado em boas condições de orientação das placas, pode ser pago, pela economia que gera, em apenas um ano de uso. Edifícios que empregam sistema de reuso de água (a água dos chuveiros e lavatórios, após tratamento, volta para abastecer os sanitários e as torneiras das áreas comuns) podem ter uma economia de água da ordem de 35%. Por princípio, a viabilidade econômica é uma das três condições para a sustentabilidade.

Fonte: http://www.difusora910.com.br/2011/n/colunas/arquitetura_e_o_meio_ambiente-85292

Principais notícias da semana

Mão de Obra Online