Clique aqui para visitar

Clique aqui para seguir-nos no Twitter e cadastrar-se gratuitamente! ⇒

7 de março de 2014

Construção civil em SP fica 0,23% mais cara em fevereiro


Os gastos com obras de construção civil no Estado de São Paulo registrou alta de 0,23% em fevereiro em relação a janeiro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (6) pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo).

Calculado pelo sindicato e pela FGV (Fundação Getulio Vargas), o CUB (Custo Unitário Básico) é o índice oficial da variação dos custos do setor e é utilizado nos reajustes dos contratos de obras. Em 12 meses, o indicador apresenta crescimento de 7,61%.

Esses dados se referem apenas às obras não incluídas na desoneração da folha de pagamentos e que continuam no recolhimento da contribuição mensal patronal de 20% para o INSS. Entre essas obras figuram as das incorporadoras imobiliárias e das construtoras de obras de infraestrutura.

Em fevereiro, os custos com mão de obra e materiais de construção subiram 0,24% em relação ao mês anterior, enquanto os salários dos engenheiros mostraram estabilidade.

A média ponderada entre os três itens resultou na variação de 0,23% do CUB representativo da construção paulista, que neste mês indicou um gasto de R$ 1.102,65 para cada metro quadrado construído.

Quanto às obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos (empresas recolhem contribuição previdenciária de 2% sobre a receita bruta mensal, no lugar da contribuição de 20% sobre a folha), o SindusCon-SP e a FGV calculam que os custos com mão de obra subiram 0,27% em fevereiro, os custos das construtoras com materiais de construção aumentaram 0,24%, enquanto os salários dos engenheiros indicaram estabilidade. Com isso, o valor do CUB desonerado registrou variação 0,25% no mês, ficando em R$ 1.027,11 por metro quadrado.

No período, 20 dos 41 insumos da construção pesquisados variaram acima do IGP-M do mês, que ficou em 0,38%. 

Crédito: R7 

Construção civil em SP fica 0,23% mais cara em fevereiro. Março 07, 2014. Por: Mão de Obra Online

Principais notícias da semana

Mão de Obra Online