SÃO PAULO – O nível de atividade da construção civil apresentou crescimento em março, na comparação com fevereiro, segundo a Sondagem da Construção Civil realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil), federações de indústria e sindicatos da construção civil e divulgada nesta quinta-feira (26).
O indicador do nível de atividade marcou 51,5 pontos, o que representa uma alta de 2,1 pontos frente ao segundo mês de 2011.
Nas grandes e médias empresas, o nível de atividade chegou a 53,6 pontos e 49,8 pontos, respectivamente, enquanto nas pequenas ficou em 48,5 pontos. Vale lembrar que indicadores acima de 50 pontos indicam crescimento e abaixo deste patamar, queda.
Na medição do nível de atividade efetivo em relação ao usual, o índice foi de 48,5 pontos em março. Como o indicador está abaixo dos 50 pontos, isso denota que o setor está desaquecido. As médias empresas apresentaram indicador de 50,6 pontos. Nas pequenas e grandes, foram registrados 47,4 pontos e 47,7 pontos, respectivamente.
Expectativas
Com relação às expectativas para o futuro, a perspectiva de nível de atividade é de 60,3 pontos para abril, índice 1,6 ponto menor do que o que era esperado para março. O indicador varia de 0 a 100 pontos e valores acima de 50 pontos representam expectativa positiva dos empresários.
O otimismo é maior entre os empresários das grandes empresas, cujo indicador ficou em 62,1 pontos, seguidos pelos das médias empresas, com 58,6 pontos, e das pequenas, com 57,8 pontos.
Novos empreendimentos e serviços
Em relação aos novos empreendimentos e serviços, os empresários tiveram diminuição do otimismo, com o indicador marcando 60,5 pontos em abril, contra 61,1 pontos um mês antes. As empresas de grande porte são novamente as mais confiantes (61,7 pontos), enquanto as médias e pequenas registraram 60,6 e 56,9 pontos, respectivamente.
Quanto ao índice de compras de insumos e matérias-primas, ele passou de 62 pontos em março para 58,8 pontos em abril. As grandes empresas se destacam na expectativa de compra de insumos, com este indicador chegando a 59,8 pontos. As médias empresas marcaram 57,9 pontos e as pequenas, 57,7 pontos.
Fonte: http://www.infomoney.com.br/atividade-economica/noticia/2414774-construcao+civil+indicador+nivel+atividade+registra+crescimento+marco