Clique aqui para visitar

Clique aqui para seguir-nos no Twitter e cadastrar-se gratuitamente! ⇒

5 de janeiro de 2012

Prorrogação de IPI zero para materiais de construção


prorrogação do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) zero dos materiais de construção aumentou o otimismo das indústrias cerâmicas. A queda do imposto também reflete no aumento das vendas nas lojas.
Uma empresa de Cordeirópolis, no polo ceramista de Santa Gertrudes, o segundo maior do mundo, está passando por obras de expansão.
A região concentra um terço da produção nacional de cerâmica e vive um bom momento. Desde 2009, quando o governo retirou o (IPI) dos produtos de construção civil, as empresas tiveram um salto nas vendas.
A indústria praticamente dobrou a produção e atualmente são fabricadas 2 milhões de peças por mês.
Com a isenção do imposto até o fim deste ano, a empresa aposta ainda mais no mercado. Novas máquinas chegaram da Itália nesta semana.
Um forno está sendo montado para substituir outro. O equipamento produz mais de 100 peças por minuto, ganho de 60% em relação ao que é usado hoje.
O investimento foi de R$ 25 milhões. Em menos de dois meses a empresa terá um crescimento de 30% na produção total.
O empresário José Ramos Filho explica que este mês vai começar a contratação de mais 90 funcionários. Para ele, a estratégia de retirar impostos beneficiou a economia do país. “O grande problema da indústria brasileira é o alto juro e a carga tributária grande”, disse.
Além dos pisos, 45 produtos deixaram de ter a cobrança dos 10% de imposto, entre eles tijolo, telha, tinta, cimento, pia, até chuveiro. Com a redução de impostos e aquecimento da construção civil, uma loja de materiais de construção de Santa Gertrudes teve crescimento nas vendas e precisou se modernizar, principalmente para atender os compradores de fora.
O consumidor também foi beneficiado. A garantia de que os produtos não vão subir este ano  deixa mais aliviado para seguir com os planos. “Todo mundo se beneficia e a gente consegue, devagar, realizar os sonhos".
Fonte: http://eptv.globo.com/economia/NOT,3,168,387019,Prorrogacao+de+IPI+zero+beneficia+industrias+de+ceramica+e+consumidores.aspx

Principais notícias da semana

Mão de Obra Online