Clique aqui para visitar

Clique aqui para seguir-nos no Twitter e cadastrar-se gratuitamente! ⇒

Cadastre-se gratuitamente!

Cadastro GRÁTIS! Seu perfil profissional na web para consulta em todo Brasil. Abra as portas para o mercado de trabalho!

Encontre o profissional ideal para sua obra

Aqui você encontra arquitetos, calheiros, carpinteiros, construtoras, decoradores, eletricistas, empreiteiras, encanadores, engenheiros, esquadrias, gesseiros, jardineiros, paisagistas, marceneiros, pedreiros, marmorarias, telhadistas, serralheiros, serventes e muito mais!

Quer construir, reformar ou decorar?

Acesse e encontre os profissionais agora mesmo!

Divulgue seu trabalho

Você pode adicionar até 4 fotos de seus trabalhos, aumentando suas chances de sucesso!

Realize seu sonho!

Encontre os profissionais ideais para concretizar seus sonhos!

28 de setembro de 2012

Dicas de reforma e ampliação de casas

reforma
Reformar a casa não é tarefa fácil. É preciso avaliar as estruturas, classificar as possibilidades, levantar os custos, entre uma série de passos que você não pode dar sozinho: há profissionais especializados para te ajudar nessa empreitada.

Confira a seguir o que você precisa saber antes de reformar ou ampliar sua casa e vá muito além do famoso “puxadinho”.


Etapas pré-obra

Quando se pensa em construir, não há uma receita de bolo exata, mas há uma série de etapas e precauções importantes a seguir para garantir a qualidade final da obra. No caso da reforma ou ampliação de uma casa, o primeiro passo é pensar: o que será reformado e ou ampliado?

Para ajudar nessa primeira tomada de decisões, solicite o auxílio de um profissional de arquitetura. Além de orientar como pode ser feita a mudança pretendida, o arquiteto também pode oferecer outras opções para a sua reforma. De acordo como o engenheiro Thomas Carmona, diretor da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), o arquiteto também pode auxiliar na burocracia da operação: “é fundamental realizar um levantamento geométrico da estrutura existente e conseguir toda documentação que esteja disponível, o que diminuirá a necessidade de prospecções no local e, fatalmente, reduzirá custos”, alerta.

Vale lembrar que quando a reforma tiver como proposta alterações da estrutura original do imóvel (independente do grau de mudanças) é obrigatório dar entrada no alvará de aprovação e execução para reforma. Depois de concluída a obra, é preciso também solicitar o certificado de conclusão, mais conhecido como “habite-se”.

Após essa primeira etapa de tomada de decisões, é preciso caminhar para colocar as ideias em prática. Nesta fase, é preciso avaliar as estruturas para saber quais necessidades e cuidados essas requerem ao serem reformadas e ou ampliadas. Nascem aí os projetos de arquitetura, estrutura e instalações da obra, documentos a serem desenvolvidos pelo profissional contratado. A partir de tais projetos, é possível prever quais operações serão realizadas, levantar quais e quantos materiais serão utilizados e, então, solicitar orçamentos de custos.

Materiais e reforços
Dicas de ampliação de casas
A escolha dos materiais deve ter como base a expectativa que se tem da obra finalizada. Na ampliação de uma casa, por exemplo, é importante pontuar quais os materiais que constituem essa casa e qual o tipo de reforço que ela deve receber para ser ampliada. A necessidade de se reforçar uma estrutura pode ser fruto de vícios construtivos em alguma ou em várias fases da execução, e pode ser causada a partir da alteração da destinação da estrutura ou da necessidade de adequação a novas condições de carregamento.


Não há um tipo de restrição quanto à aplicação dos materiais: uma obra em concreto pode receber reforço em aço e vice e versa. “Perante a cultura da mão de obra da construção civil e as situações normalmente encontradas em reformas e ampliações, os reforços mais comuns são em concreto armado com aumento de seções e inclusão de elementos em estrutura metálica. Outras opções também podem ser empregadas, mas dependerão de um cuidado maior na seleção da mão-de-obra a ser empregada na execução”, aponta o diretor da Abece.

Apesar de o concreto ser mais utilizado nas obras, devido justamente ao fator cultural citado pelo engenheiro Thomas Carmona, o aço traz algumas vantagens, principalmente no caso de reformas e ampliações. Isso por que o material traz mais velocidade e limpeza à obra, o que reflete em uma menor interferência no cotidiano da residência em obras.

Uma opção interessante é o drywall, paredes de gesso acartonado que tem como estrutura perfis metálicos. O sistema permite que se levante uma parede em apenas quatro horas. Além da velocidade, o drywall traz mais flexibilidade ao projeto. Como é mais leve (22kg por metro quadrado, contra 120kg da alvenaria), pode ser instalado independentemente de vigas, o que reduz em 10% os gastos com fundações.

Avaliações quanto a reforços estruturais são de responsabilidade de um profissional de engenharia civil. Se você vai reformar ou ampliar sua casa ou qualquer outra edificação, solicite orientações desse profissional.
Obra em andamento

Começou a reforma, e agora? Agora é acompanhar. Nada de deixar a obra nas mãos dos pedreiros. “É importante garantir que a obra tenha acompanhamento de profissional, engenheiro ou arquiteto, com experiência em execução, com visitas à obra cuja periodicidade dependerá do vulto da intervenção. Recomenda-se o mínimo de uma visita semanal, a fim de orientar e acompanhar tecnicamente as etapas de execução”, explica Carmona.
Quando devo reformar?

A manutenção de uma edificação depende do material que foi empregado e, principalmente, dos detalhes construtivos. O engenheiro Thomas Carmona explica: “caso sejam ambientes internos protegidos, as ações de manutenção são necessárias em prazos bastante convenientes, geralmente superiores há 20 anos. No caso de ambientes externos, a estrutura de concreto, se bem executada, apresenta prazos de manutenção superiores aos da estrutura metálica, que merece atenção constante quanto à sua proteção”.

É importante não deixar que a casa clame por uma reforma, como no caso de rachaduras aparentes e estruturas desgastadas. Já a ampliação vem com a necessidade de cada um. Um quarto a mais para o bebê que vai chegar, uma cozinha maior, espaço para lazer, e por aí vai.

Puxadinho de qualidade

Independente se é reforma ou ampliação, alguns cuidados são universais: “vale a pena investir em projeto, planejamento e numa contratação de execução consistentes, para evitar futuros problemas com gastos não previstos, qualidade inferior ao esperado e atrasos no cronograma”, reforça o engenheiro e diretor da Abece, Thomas Carmona.

Fonte: http://www.metalica.com.br/dicas-para-reforma-e-ampliacao-de-residencias

27 de setembro de 2012

Vantagens na construção de casas modulares

As casas modulares representam um nicho de mercado na construção civil que tem crescido de ano para ano, havendo cada vez mais empresas especialistas na matéria. Hoje em dia quando alguém decide avançar para a construção da sua casa e procura opções no mercado depara-se com a dúvida se avança para a construção tradicional ou para uma casa modular, entre outras opções que falaremos no futuro. Não é à toa que em Portugal se conhecem cada vez mais casas modulares. Importa por isso abordar o tema neste site e expor aqui as vantagens e as desvantagens das casas modulares, assim como discutir a questão do preço das referidas.

VANTAGENS:
- Prazo de execução da obra. Afirma-se que uma casa de 100000 euros pode ficar pronta em apenas 3 meses.
- O método construtivo estará menos sujeito a problemas e defeitos devido a ser mais normalizado.
- Esquecendo as burocracias tão características deste país, tem a possibilidade de juntar módulos e com isso aumentar o seu espaço. Este é um aspecto muito relevante para quando uma família cresce ou para quando a saúde financeira for melhor e permitir mais algum investimento na casa.

DESVANTAGENS:
- O gosto da pessoa/família que quer construir a casa terá menos preponderância. Obviamente que não fica reduzido a zero, mas fica algo limitado a certos limites. Desenho e soluções construtivas vêm num cardápio...
- Menor flexibilidade criativa a vários níveis.

Uma questão indispensável e que não se pode ignorar é a do preço das casas modulares. Serão as casas modulares mais caras ou mais baratas que as casas construídas pelo método tradicional? Esta é uma questão que tem tanto de pertinente como de complicada, e não é por acaso que as opiniões se dividem e há quem coloque o preço das casas modulares nas suas vantagens e há quem o coloque nas suas desvantagens.

Quando se comparam os preços, convém ter em consideração o preço de todos os outros trabalhos inerentes à montagem das casas modulares, como por exemplo terraplanagens, fundações, interiores, etc. Pode parecer um aspecto desnecessário de ser destacado, mas o certo é que muita gente quando compara os orçamentos, pega no orçamento da empresa que produz a casa modular e compara-o ao preço que prevê que venha a custar a casa construída pelo método tradicional (que incluirá todos os aspectos da construção). Quando compararem preços, comparem bem!

preço das casas modulares (pré-fabricadas) é um aspecto decisivo para a decisão final de quem tem em estudo a construção de uma casa modular para si. Além das vantagens e desvantagens das casas modulares já referidas no nosso site, é importante ter em conta também o estudo económico e comparar o custo final da casa modular com o custo final de uma casa de construção tradicional. Outro aspecto relevante é o financiamento que pode ser mais facilmente garantido pelos bancos no caso das casas tradicionais, mas que não iremos aprofundar neste artigo. Neste artigo centramo-nos na questão do custo das casas modulares.

Tendo em conta que as casas modulares representam uma construção por linha de montagem, facilmente se percebe a redução de custos que se pode conseguir. Por exemplo as portas, janelas e paredes que são construídas de forma uniforme, em série, são produzidas com muito maior rendimento e com recurso a mão-de-obra menos especializada. Produção com maior rendimento e mão de obra menos especializada são dois factores decisivos para a obtenção de menores custos na construção de casas modulares. Mais ainda, com esta produção em série as fábricas podem comprar grandes quantidades de material, garantindo descontos maiores, como é normal.

Devido à produção dos elementos da casa se dar numa fábrica, evitam-se condicionantes como as condições atmosféricas, o que faz evitar abrandamentos ou mesmo paragens dos trabalhos. Mais uma vez, isto também tem consequências no que diz respeito à redução de custos. O tempo total de construção de uma casa modular que ronde os 100 mil euros ronda à volta de 3 meses, coisa impensável numa casa de construção tradicional.

Ainda não há dados absolutamente esclarecedores acerca de quanto fica mais barato uma casa modular em relação a uma de construção tradicional, mas é admitido que em condições normais pode-se esperar que as casas modulares tenham um custo inferior às casas tradicionais em cerca de 15% a 25%. Claro que pode haver quem queira aproveitar o dinheiro que poupa na opção casa modular para depois investir em mobiliário e outros de maior qualidade, equilibrando assim o custo final. Obviamente que a comparação que se fez presume a mesma qualidade de mobiliário e afins.

Fonte: http://www.engenhariaeconstrucao.com

25 de setembro de 2012

Salários estáveis reduzem ritmo de alta de preços na construção civil



SÃO PAULO - O Índice Nacional de Custo da Construção - Mercado (INCC-M), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), atingiu 0,21% no mês de setembro, o que representa uma redução do ritmo de alta na comparação com agosto, quando a taxa ficou em 0,32%. No acumulado do ano, o índice chega a 6,43% e, nos últimos 12 meses, a 7,55%.
O resultado de setembro foi influenciado pela mão de obra, cuja taxa não teve variação, ante uma alta de 0,28% em agosto. Já o componente materiais, equipamentos e serviços apresentou um índice de 0,42%, superior ao apurado no mês passado (0,36%).
Das sete capitais pesquisadas, apenas São Paulo indicou elevação com maior intensidade do que em agosto (de 0,23%, ante 0,16%). Já em Porto Alegre, foi constatada a menor taxa (de 1,15% para 0,1%). Nas demais localidades, foram registradas as seguintes oscilações: Salvador (de 0,49% para 0,26%); Brasília (de 0,17% para 0,13%); Belo Horizonte (de 0,27% para 0,26%); Recife (de 0,22% para 0,15%) e Rio de Janeiro (de 0,22% para 0,21%).
Fonte:  http://www.dci.com.br/politica-economica/salarios-estaveis-reduzem-ritmo-de-alta-de-precos-na-construcao-civil-id312941.html

24 de setembro de 2012

Escolhendo Pavimento Vinílico



Pavimento Vinílico 
Este tipo de revestimento deve apresentar elevadas características de resistência ao desgaste, visto ser, possivelmente o revestimento que se encontra mais exposto ao suporte de cargas, sejam estas permanentes ou variáveis, fruto de um desgaste mecânico ou mesmo natural.
Pode-se caracterizá-los como pavimentos lisos, pigmentados ou estampados, de elevada resistência ao tráfego e de fácil limpeza.
Devido ao tratamento com poliuretano, retira a necessidade do uso de ceras ou emulsões, reduzindo assim substancialmente os custos de manutenção.
Este material encontra-se disponível em rolo e em mosaico.
Existem vários tipos de pavimento em vinílico, onde cada um apresenta particularidades distintas em função do destino de cada um, como por exemplo:
Função heterogéneo: Pavimentos de elevada resistência ao tráfego e de fácil limpeza. Podendo ainda ser multicolores ou fiéis reproduções de madeira, com camada de desgaste transparente ou impressa na massa, com uma base em espuma de alta densidade, têm uma grande absorção acústica, assim como absorção ao choque.
Possuem ainda propriedades antifúngicas e anti bacteriológicas.
São recomendados para lojas e ambientes de trabalho.
Pisos vinilicos em lojas
 vinilicos -ambiente de trabalho




Vinílicos – Função heterogéneo
Função Autoportantes: Pavimentos heterogéneos em mosaicos com base de espuma de PVC. Autoportantes, logo significa colagem com adesivo para fácil remoção e recolocação do material.
Imperativo para zonas de pavimento técnico elevado dado que, pelas suas características (colado solto), possibilita o fácil acesso à zona inferior do pavimento, sempre que seja necessário.
Por terem grande absorção acústica e conforto, são ideais para escritórios e ambientes de trabalho.
Disponíveis em mosaico 50 x 50 cm.
Função Homogéneos: Pavimentos flexíveis e de elevada resistência ao tráfego, têm uma excelente relação qualidade / preço.
Normalmente a espessura ronda os 2 mm.
São indicados para zonas de tráfego intenso e profissional.
Piso em Vinil
 Vinilicos – Função recintos Homogéneos
Função dissipadores: Com propriedades anti-estáticas ou condutivas, conforme os casos, destinam-se a zonas técnicas tais como: salas de cirurgia, salas de informática e telecomunicações, fábricas de material explosivo. Dependendo das exigências, poderão ser aplicados com cola condutiva e fita de cobre Disponíveis em rolo, ou mosaico.
Função segurança: Pavimento anti-derrapante, constituído por capa de uso de PVC plastificado, com mistura de partículas de carbono de silício e reforçado com rede de fibra de vidro. Forte coeficiente de resistência ao desgaste e durabilidade, sendo características que se mantêm presentes durante toda a vida do material. Normalmente com espessura entre 2 mm a 3,2mm.
Visto as propriedades antiderrapantes recomenda-se este tipo de vinilicos a: cozinhas industriais, instalações sanitárias, laboratórios, hospitais, estabelecimentos de ensino, etc.
Tal como o tipo heterogéneo possuem propriedades anti-fúngicas e anti-bacteriológicas Disponível em rolo.
Função decorativos: Pavimento decorativo, flexível, não estando preparado para suportar grandes cargas.
É constituído por uma camada de desgaste transparente, por uma película decorativa e por uma camada inferior compacta. O conjunto é comprimido e gravado a alta pressão.
Com espessura entre 2,5 mm. São indicados para zonas que recebem público e para zonas comerciais.
Disponível em réguas, ou mosaicos biselados.
Piso em vinil
Vinilicos – Função recintos decorativos
Função desportivos: Pavimento à base de espuma de alta densidade e com espessuras variáveis, variando conforme a prática a que se destina, ou seja, a zonas de lazer ou a zonas de uso profissional. Pela grande elasticidade e absorção ao choque, assegura um perfeito apoio e aderência sempre que solicitados por movimentos como as acelerações rápidas, proporcionando assim facilidade aos movimentos de rotação e deslizamento dos desportistas, são a opção segura e ideal para este tipo de espaços, nomeadamente pavilhões.
vinilicos em recintos desportivos
Vinilicos – Função recintos desportivos
Devido ao tratamento de superfície elimina praticamente o risco de queimadoras de atrito ao reduzir a temperatura gerada e a sua duração. Por último o tratamento de superfície é sinónimo de grande facilidade de manutenção.
Fonte: http://www.paraconstrucaocivil.com/tag/dicas-construcao/; http://www.mundodastribos.com/piso-vinilico-precos.html

21 de setembro de 2012

Dicas importantes para reformas

A construção de um novo ambiente ou apenas uma simples reforma sempre gera uma grande bagunça, seja de materiais e até mesmo de desorganização, por isso é importante que se tenha um planejamento de dados, o que vai ser alterado, em quanto tempo isso será feito e também a questão de custos, visto que se bem planejado a obra, você consegue economizar, seja com os produtos e também com a mão de obra
reformas de casas pequenas dicas de reformas 300x225 Reforma de casas pequenas – Dicas para reformar
Na hora de fazer a reformas de casas pequenas e modernas é necessário se pensar na estrutura e porque está sendo feita essa reforma e por isso, projetos de casas pequenas são essenciais até para a questão de ter tudo na planta sobre o que vai ser alterado e também criar um cunho profissional a obra, pois se não tiver o auxílio de um arquiteto ou engenheiro acabam-se as opções de possíveis alterações no decorrer da obra, por isso todo cuidado é pouco, principalmente porque se a fiscalização bater em sua porta e não tiver um engenheiro responsável, sua reforma acabará ficando embargada.
Uma boa opção para você que quer reformar ou apenas redecorar a sua casa, uma boa sugestão é através da análise de casas pequenas decoradas em revistas e sites voltados a decoração, para saber de que forma você pode decorar o seu ambiente, criando casas pequenas e confortáveis. Um dos sites que traz inúmeras dicas voltadas a decoração desse ambiente, trazendo inclusive modelos prontos e decorados para que você possa se basear. 
Esperamos que através dessas dicas você possa aprender um pouco sobre como fazer a reforma de forma profissional e ainda tendo um planejamento para evitar desorganização e ainda economizar no final das contas. E você internauta, sabe mais dicas para reformas de casas pequenas? Deixe sua sugestão abaixo e participe interagindo com nosso blog.
364902 reforma casa 2A Como economizar na hora da reforma
Reforme a sua casa e deixe o ambiente mais a "sua cara" (Foto: Divulgação)
Está pensando em reformar a casa, mas está com pouco dinheiro? O primeiro passo para economizar é realizar uma boa cotação. Vá até os lugares que comercializam materiais de construção e peça um orçamento de tudo que será necessário para a realização da reforma. Compare os preços, e se puder, realize pagamentos à vista. Pagar com dinheiro, ajuda a negociar um preço melhor.
No momento que estiver cotando os produtos avalie não só os custos com o material, mas também a qualidade, pois um bom produto pode fazer com que o serviço fique ainda melhor e tenha maior durabilidade, da mesma forma que um item ruim pode fazer com que o serviço tenha que ser refeito. Isso acaba gerando gastos desnecessários, o que só confirma o dito popular: “o barato sai caro”.
364902 azulejos Como economizar na hora da reforma
Azuleijo de usado pode ser mais barato e bonito (Foto: Divulgação)
Outro fator muito importante na hora de realizar uma reforma bastante econômica é com relação a mão de obra. Cote também o custo do trabalhos dos pedreiros e demais profissionais envolvidos na reforma, mas não utilize somente a cotação como método de escolha do profissional. Busque informações com pessoas que já contrataram aquela pessoa em outras ocasiões.
Veja se o serviço realizado foi satisfatório e em quanto tempo foi realizado, pois muitos pedreiros e pintores cobram por dia de serviço. O mais prudente para não gastar mais do que o necessário é fechar o preço da obra por etapas. Por exemplo, ao terminar a reforma de um cômodo uma parte do valor é acertado, e  assim em diante. Sempre pague o serviço ao menos em três vezes: uma parcela no começo, outra durante e outra no final do trabalho.
364902 o Como economizar na hora da reforma
A decoração pode ser feita com peças usadas (Foto: Divulgação)
Janelas, portas e artigos de decoração podem ser comprados de “segunda mão”. Muitos lugares vendem itens de obras que foram desfeitas de prédios e casas que foram demolidas, mas que antes, foram removidas peças que pudessem ser reaproveitadas. Pisos e azulejos em bom estado podem ser encontrados por um preço mais acessível do que na loja de materiais de construção.
O mesmo vale para portas e janelas, que muitas vezes com apenas uma única mão de tinta ficam novinhas em folha. Outros itens que podem ser encontrados nesses brechós da construção e decoração, são vasos e quadros que podem dar aquele toque especial. Seguindo essas dicas a sua reforma será um sucesso, trazendo para sua residência ou escritório, um ar novo e com um super preço.

Fonte: http://www.mundodastribos.com/como-economizar-na-hora-da-reforma.html

19 de setembro de 2012

Mais opções de fachadas de casas


Fonte: Thinkstock
A fachada é o primeiro visual que se tem da sua casa e ela deve ser bonita e bem cuidada, mesmo que você more em uma casa com muros. Afinal, é bom deixar o lugar onde moramos sempre agradável por dentro e por fora, não é verdade?
A primeira impressão de uma fachada mostra um pouco da personalidade de quem vive na casa e até como pode ser o interior dela. Você já reparou que uma moradia em que a entrada é superbonita, limpa e agradável, tem o interior também bem decorado e sofisticado?
Para fazer uma fachada de uma casa nova ou reformar uma já existente deve se considerar alguns pontos como a seleção dos materiais, seja somente pintura, ou a escolha de pedras, cerâmica, granito, tijolos, madeira ou outras opções disponíveis no mercado.
É preciso analisar qual vai combinar mais com o lugar que você vive e com o restante da moradia. Por exemplo, se você mora perto da praia, a sua fachada pode se adequar com o estilo de uma cidade praiana. Mas isso não impede que você também possa reproduzir essa forma em uma casa na cidade.
Opções para todos os bolsos
Fonte: Thinkstock
Se a grana está curta, providencie ao menos uma pintura das paredes da fachada. Isso já vai dar outra cara ao visual, proporcionando uma melhor impressão do lugar em que você mora.
Além de ser mais barata, a opção da pintura também oferece uma boa vantagem pela qualidade das tintas atuais, que são mais fáceis de limpar e lavar quando expostas a sujeiras mais pesadas e manchas. Pintar também proporciona a vantagem de poder substituir a cor quando você quiser de forma fácil e rápida.
Não existe uma cor certa para a fachada de cada casa e sim aquela que lhe traz bem-estar e uma impressão agradável. Seja qual for a tonalidade, você pode usar dois tons diferentes dela, usando um nas paredes e o outro no entorno das janelas e portas, por exemplo. Esse leve contraste dará uma aparência elegante e sofisticada à entrada da sua casa.
Quem não quer ousar ou correr o risco de errar na pintura com cores muito fortes, os tons de bege e os terrosos, acinzentados, verdes e azuis mais claros e foscos, além de branco, são boas opções. Você também optar por criar texturas nas paredes, proporcionando um visual mais moderno.
Fonte: Thinkstock
Já se você tem dinheiro disponível para uma mudança maior, opções de muros e paredes feitos com pedras madeira ou rachão, filetadas, ardósia, cerâmica e granito são as opções mais indicadas pelos arquitetos atualmente. Além do efeito decorativo muito bonito e moderno, essas pedras são bastante duráveis contra a luz solar e o desgaste do tempo. A manutenção desse material é fácil, sendo muito resistente à sujeira.
Atualmente existem diversas opções de pedras que se assemelham bastante com as suas versões naturais, oferecendo uma variedade de tamanhos para tornar mais fácil a escolha do estilo das paredes e também tornando mais fácil o trabalho do seu arquiteto em explorar as ideias decorativas.
Uma boa dica também para deixar a sua fachada superbonita e contemporânea é a utilização de tijolinhos aparentes. Eles podem ser de barro ou mesmo de demolição, garantindo um aproveitamento sustentável de material.
Fonte: Thinkstock
O concreto aparente também é bastante utilizado em projetos que visam modernizar casas e empresas, conferindo um visual sofisticado e descontraído. O estilo pode ainda ser texturizado, sendo combinado de acordo com o tipo da estrutura da fachada.
O uso da madeira nas fachadas e varandas também é uma ótima ideia. Além de proporcionar uma aparência rústica e ao mesmo tempo chique, estruturas de teto, esquadrias, janelas, vigas, deques e até portões de madeira também são opções sustentáveis quando se utiliza material certificado de reflorestamento, madeira de demolição ou mesmo bambu (em detalhes menores e decorativos).
O ferro e o aço são materiais que também podem proporcionar um ar mais moderno à sua fachada, podendo ser utilizados em conjunto com a madeira em portões, painéis e janelas.
Se existe um jardim na entrada, ele pode ser ornamentado com caminhos de pedras, iluminação adequada, além de ganhar um novo paisagismo com um gramado diferente e várias espécies de plantas decorativas. Tudo vai depender do projeto e do seu gosto pessoal.
Iluminação
Fonte: Thinkstock
E, falando em iluminação, ela deve ser muito bem escolhida para valorizar a beleza da fachada e principalmente, para conferir mais segurança para quem vive na casa. A luz na porta principal ou no portão deve ser a de maior intensidade, devendo ser dirigida para o melhor campo de visão para quem está dentro da casa possa visualizar quem chega.
É importante também deixar bem iluminada a numeração da sua casa para facilitar a sua localização. A garagem também deve ter uma boa iluminação para garantir mais segurança para manobrar e estacionar o carro.
Muros e paredes decorativas devem ganhar uma iluminação mais dirigida, mas sem necessidade de ser tão forte. As opções de lâmpadas no chão, que iluminam de baixo para cima, assim como as do tipo frontal, são boas ideias para valorizar a arquitetura e o paisagismo. Ilumine bem caminhos da entrada ou de jardins para garantir uma melhor orientação dos moradores e visitas.
Fonte: http://todaela.uol.com.br/decoracao/caprichando-na-fachada-da-casa

18 de setembro de 2012

Dicas de segurança na construção


Recentemente a imprensa divulgou que o Brasil alcançou a 6ª posição no ranking mundial do PIB. Isso é uma boa notícia para todos nós brasileiros, pois no geral, significa que teremos mais oportunidades de emprego, ganhos salariais e melhores condições de vida. É uma prova de que a economia brasileira está em crescimento e se destacando no mundo. Como a economia brasileira é constituída por diversos setores, na prática alguns desses se destacam mais e outros menos. Um dos setores que se destaca bastante no Brasil é o da construção civil. Já estamos acostumados a olhar por nossa cidade e ver a quantidade de novos empreendimentos imobiliários que estão em construção. Chama mais atenção ainda a quantidade de mão de obra envolvida em cada uma dessas obras. Ou seja, a construção civil é um setor intensivo em mão de obra. Com tantos trabalhadores empregados nesse setor acabamos por observar também um número significativo de acidentes de trabalho vindo desse segmento. 
Vamos primeiro tentar propor algumas causas para esse número elevado de acidentes na construção civil: 
• Baixa qualificação profissional de boa parte dos trabalhadores; 
• Elevada rotatividade de pessoal; 
• Maior contato individual dos trabalhadores com os itens da construção civil; 
• Realização de atividades sob condições de clima, como ventos ou chuvas fortes; 
• Falta de treinamento e procedimentos. Observamos também que a maior parte dos acidentes é não incapacitante, tendendo a estar concentrado nos membros inferiores e superiores. 
Podemos classificar esses acidentes entre os tipos abaixo: 
• Prensamento de membros, principalmente das mãos; 
• Presença de corpos estranhos nos olhos; 
• Picada de animais peçonhentos; 
• Projeção de materiais sobre partes do corpo; 
• Lesões pela utilização de ferramentas portáteis; 
• Quedas no mesmo nível ou de mais de um nível. 
Logo, considerado o exposto acima, vamos propor 10 dicas que quando executadas pelo trabalhador da construção civil, podem ajudar a reduzir os riscos associados as suas atividades: 
1. Ao transportar peças de maior comprimento, verifique se a extremidade livre pode machucar algum colega de trabalho; 
2. Cuidado ao transitar pela obra, olhando sempre por onde anda, especialmente se estiver atravessando valas, buracos, vãos abertos, etc; 
3. Quando estiver transitanto por passagens estreitas ou corredores apertados, dê passagem ao seu colega, especialmente se ele estiver carregando ferramentas; 
4. Se você não é eletricista, então não manipule pontos de eletricidade como caixas disjuntoras; 
5. Evite transitar por baixo ou nas proximidades de cargas em elevação, mantenha-se em uma distância segura de içamentos (deslocamentos verticais de cargas); 
6. Evite brincadeiras no local de trabalho, mantenha-se concentrado na sua atividade, respeite o nível de risco do seu local de trabalho, deixando a brincadeira para o horário de almoço; 
7. Use as ferramentas de forma correta pois quando mal utilizadas elas podem se transformar em armas; 
8. Se for utilizar escadas portáteis, verifique o estado das mesmas, evitando usar escadas em mau estado de conservação; 
9. Evite pisar em poças de água pois essas podem esconder buracos ou até objetos cortantes; 
10. Finalmente, USE OS EPIs apropriados a sua atividade. Divulgue essas dicas pela sua obra e havendo qualquer dúvida, pergunte ao responsável pela segurança. Compartilhe o que você aprendeu com seus colegas de trabalho.
Fonte: http://www.ddsonline.com.br/dds-temas/53-construcao-civil/296-10-dicas-para-reduzir-os-riscos-para-o-trabalhador-da-construcao-civil.html

10ª edição da Feira CasaPronta



Os 15 mil metros quadrados do Pavilhão de Exposições José Ijair Conti receberão de 17 a 21 de outubro a 10ª edição da Feira CasaPronta, o maior evento do segmento da construção civil de Santa Catarina. Uma das grandes novidades da feira para esta edição é a exposição de 30% a 40% de novas empresas.

De acordo com a gerente comercial da Nossacasa Feiras, Jaqueline Backes, organizadora do evento, a Casa Pronta terá 180 empresas expositores dos segmentos da construção, imobiliário e decoração. “Será a nossa maior edição da feira. Estamos com 80% dos estandes comercializados e acreditamos que nas próximas duas semanas as locações estejam encerradas”, observa Backes.

Muitas empresas dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Belo Horizonte e São Paulo estarão pela primeira vez ao evento. “A credibilidade que a CasaPronta possui proporciona a vinda de novas empresas todos os anos”, reforça a gerente comercial da Nossacasa Feiras.
Para este ano a organização também espera aumentar o número de 40 mil visitantes registrado na edição anterior. “A feira vai disponibilizar através da Caixa Econômica Federal dois mil imóveis. Também teremos a presença do Banco do Brasil. Os imóveis vendidos durante o evento terão taxas diferenciadas”, acrescenta Backes.

Peças e produtos exclusivos 
O consumidor final é o grande público da CasaPronta que virá desde Balneário Camboriú a Torres e irá encontrar o lançamento de produtos exclusivos. “Muitas empresas deixam para lançar novidades durante a feira”, destaca Backes.

Jornal A Tribuna será o veículo exclusivo 

O Jornal A Tribuna estará presente na CasaPronta com um estande e será o único veículo de mídia imprensa na feira. Conforme a coordenadora comercial do Jornal A Tribuna, Jane Zanetta, a presença na feira é importante para a aproximação com os clientes. “Além disso, temos um produto exclusivo que é o caderno Arquitetura e Interiores, veiculado mensalmente, há mais de seis anos”, destaca a coordenadora comercial.

Anuário será lançado na CasaPronta

Com exclusividade, o Jornal A Tribuna lançará durante a CasaPronta um anuário com os melhores projetos de mais de 40 arquitetos de Criciúma e região, trazendo as melhores tendências da construção civil e da decoração. “A revista será bem direcionada para a área de arquitetura e decoração e terá mais de 120 páginas”, revela a Zanetta.

Conforme a coordenadora, o anuário vem para consolidar o caderno Arquitetura e Interiores que vem trazendo bons resultados. Para o lançamento do produto será oferecido um coquetel para clientes, arquitetos e patrocinadores na feira. Cada assinante terá acesso a um exemplar do anuário. Os demais públicos poderão ter acesso nas bancas da área central de Criciúma. 
Fonte: http://www.atribunanet.com/noticia/casapronta-tera-a-sua-maior-edicao-neste-ano-84257

13 de setembro de 2012

Produtividade da indústria da construção civil

Segundo estudo da CNI, empresários estão preocupados com excesso e complexidade das obrigações legais, além da constante mudança da legislação brasileira.

Losevsky/Shutterstock
A burocracia é um dos principais problemas que impactam os custos e a produtividade da indústria da construção, de acordo com a "Sondagem Especial - Burocracia e a Indústria Brasileira", divulgada na última segunda-feira (10) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Segundo a pesquisa, 85% dos empresários entrevistados acreditam que o grande número de obrigações legais é a maior dificuldade enfrentada pelo setor. Já 50% acredita que a complexidade dessas obrigações é o que atrapalha a produtividade da construção civil.
Para os 35% dos empresários de obras de infraestrutura e serviços especializados, o principal problema é a constante mudança nas obrigações legais. Já para os entrevistados do setor de construção de edifícios, há um empate entre a frequência de mudanças e o excesso de penalidades para quem não cumpre as obrigações, com 36% para cada item.
Em relação ao principal impacto da burocracia no setor, 54% dos consultados pela CNI acreditam que o aumento do custo de gerenciamento de trabalhadores é o fator que mais influencia. Já para 47% dos empresários, o atraso ou a dificuldade na finalização da obra sofre maior impacto da burocracia.
Especificamente na construção civil, a principal consequência, segundo 59% dos entrevistados, é o atraso na obra. Já para as obras de infraestrutura, 55% das empresas acreditam que o aumento do custo de gerenciamento de trabalhadores é o item mais impactado.
A pesquisa também analisou quais áreas burocráticas que afetavam as empresas da construção civil. Os dados apontam que 88% dos entrevistados acreditam que a burocracia na legislação trabalhista é o que mais afeta a produtividade da empresa. As obrigações contábeis também estão inclusas no dado, com 86%.
Já as áreas cuja burocracia possui menos influência são: procedimentos aduaneiros (46%), procedimentos para obtenção de financiamento público (71%) e licitações públicas (72%).
O estudo aponta que o processo burocrático é maior nas obrigações determinadas pelas leis ambientais e trabalhistas: 72% dos empresários entrevistados acreditam que a intensidade da burocracia é alta na legislação ambiental, enquanto 67% afirma o mesmo em relação às leis trabalhistas.
Os procedimentos para pagamentos de tributos e a previdência social são os itens com menor exigência burocrática, com 32% e 38%, respectivamente. De acordo com a CNI, 12% dos empresários afirmam que não há burocracia no pagamento de tributos.
O estudo completo pode ser acessado no site da CNI.
Fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/gestao/sondagem-aponta-que-burocracia-atrapalha-produtividade-da-industria-da-construcao-267670-1.asp

11 de setembro de 2012

Construindo piscinas




Há pessoas que não gostam de ir ao clube e preferem que a piscina esteja bem pertinho: no quintal da sua residência. E quem pensa que esta é uma tarefa difícil está enganado. As piscinas estão cada vez mais populares. É claro que, diversos fatores como tipo de solo, posição do sol, tamanho do terreno poderão interferir, mas o fundamental é a sua vontade de investir.
Não pense que para isso você precisa ter muito dinheiro. Hoje em dia, as diversas opções permitem que você pague bem menos que algum tempo atrás. O preço vai depender do tipo e do tamanho da piscina que escolher. A evolução tecnológica trouxe novos materiais - o vinil e a fibra de vidro, por exemplo - que podem reduzir em até 70% o custo do produto. Além disso, ainda foram criadas facilidades de pagamento: é possível fazer financiamentos em até 12 prestações.
Apesar dos materiais, técnicas de construção, equipamentos e acessórios estarem tornando-se mais acessíveis, antes de pensar em construir a sua piscina, você não pode esquecer que esse tipo de lazer exige cuidados e tratamentos. Porém, nada disso é complicado se todas as precausões forem tomadas com antecedência. Para isso, é importante escolher profissionais gabaritados que possam orientá-lo.

Por onde começar

Primeiro passo: Contrate um arquiteto para elaborar o projeto. É nele que se define as instalações elétrica e hidráulica e a iluminação da piscina. Não vá deixar que qualquer pedreiro se aventure a construir a sua área de lazer. Cada detalhe precisa ser bem elaborado e estudado, para que problemas mais sérios não aconteçam e você tenha prejuízos ao invés de descanso. O profissional vai desenhar a piscina de acordo com o modelo arquitetônico da sua casa e, se for caso, até oferecer sugestões. Tome o cuidado de verificar se o arquiteto possui o registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA).
Segundo passo: Escolha uma empresa adequada. As empresas de engenharia são responsáveis em executar o projeto idealizado pelo arquiteto. É importante que você verifique se a que escolheu tem bons antecedentes e é bem vista no mercado. Peça que os responsáveis façam uma visita ao local onde será construída a piscina e solicite um orçamento.
Terceiro passo: Pesquise o preço das piscinas. Com o projeto em mãos e a idéia do tipo de piscina que você vai construir, comece a pesquisa de preços para a compra dos materiais. Veja se é vantagem comprar tudo em um único local ou se é melhor selecionar os lugares mais baratos. Não se precipite.
Quarto passo: Acompanhe a construção. Não precisa ficar o tempo todo ao lado dos trabalhadores da obra, mas a supervisão, de vez em quando, é recomendável para que tudo esteja saindo da forma que imaginou. Se não tiver o tempo disponível, não tem problema. O fato de ter contratado um engenheiro de confiança vai ser imprescindível nessa hora.

O que se deve levar em conta

Espaço disponível para a instalação: Você não pode esquecer que o espaço deve incluir, além da piscina, uma área de lazer ao redor, mesmo que pequena. Uma regra simples para saber qual o tamanho ideal do terreno é multiplicar a área da piscina por dois. Assim, uma piscina de 6m x 4m, ou 24m2, precisa de um terreno com, no mínimo, 48m2 - o dobro da sua medida.
Profundidade: Já não se recomenda a construção de piscinas muito fundas. A profundidade ideal fica entre 1,30 e 1,40m na parte mais funda, suficiente para permitir a prática de natação. Na prainha, parte mais rasa, indicada para as crianças e para o descanso dos adultos, a medida vai de 0,40 a 0,50m.
Onde está o sol: Preste atenção nesse detalhe. Não adianta investir na construção da piscina e colocá-la em um espaço onde o sol não apareça. Escolha o local mais apropriado.
Características do solo: Tome muito cuidado para não ter prejuízo. As características do solo são decisivas para quem pretende construir uma piscina. Para evitar problemas, procure um documento chamado sondagem do subsolo. Ele revela as camadas do terreno e suas características. Caso você não tenha esse documento, peça ao engenheiro para verificar que tipo de solo é o seu terreno.
Paisagismo: Não é aconselhável construir a piscina em locais que possuam pinheiros, eucaliptos e árvores futíferas (elas soltam folhas com frequência). Procure locais mais abertos e peça a ajuda de um paisagista para decorar o espaço.

Acessórios

Decoração: Se você quiser, pode incrementar ainda mais o seu projeto. Para isso, existem uma variedade de opções como pastilhas de vidro, pastilhas cerâmicas e azulejos - materiais clássicos para o revestimento interno. Se preferir, a decoração pode ser feita ainda nas bordas da piscina.
Hidromassagem: O preço destes equipamentos varia de acordo com o tamanho da piscina e do projeto. A hidromassagem pode ser instalada separadamente ou no filtro da piscina, tudo depende da escolha.
Raia para natação: Essa opção serve para quem quer ter uma piscina específica para a natação. As raias podem ser de concreto, alvenaria estrutural ou argamassa armada, em medidas que costumam variar entre três opções: 25m x 4m para terrenos grandes, 20m x 4m para terrenos médios e 12m x 4m para áreas menores.
Aquecedor: Os aquecedores prolongam o uso da piscina durante todo o ano, a qualquer hora, em qualquer estação.

Concreto, vinil ou fibra de vidro?

Concreto
Os modelos desse material chegam a custar até três vezes mais que os outros e levam mais tempo para ser construídos. Mas, em compensação, podem ter a forma e o tamanho desejados. A durabilidade é por tempo indeterminado. Porém, se não for construída adequadamente, os reparos são mais caros e complicados. Seu prazo médio de instalação é de, no mínimo, 45 dias.

Vinil
Com base de alvenaria e revestida por um filme de PVC com espessura que varia de 0,6mm a 0,8mm, a piscina de vinil, também pode ser feita no formato e tamanho que o proprietário quiser. Por outro lado, esse tipo de revestimento está sujeito a cortes acidentais, causados por objetos pontiagudos. Com os devidos cuidados e manutenção ela dura até 10 anos.

Fibra de vidro 
Mais barato e mais rápido de instalar, esse tipo possui algumas restrições de formato e transporte. Os modelos e tamanhos são pré-definidos pelo fabricante e a instalação torna-se inviável em terrenos ou locais de difícil acesso, como coberturas de edifícios. O prazo médio de instalação é de 7 a 10 dias.


Quanto custa

Uma piscina de fibra de vidro de 4m x 8m com 1,30m de profundidade sai por volta de R$ 6 mil*, incluindo o custo do material de construção (necessário para a base de sustentação, feita em alvenaria de bloco de concreto). Já a piscina de vinil, de mesmo tamanho e profundidade, sai um pouco mais cara: sem contar o material que acrescenta cerca de R$ 1.500 ao preço, ela custa entre R$ 4.200 e R$ 4.700, dependendo da espessura do vinil. A mesma piscina, feita em concreto, pode custar até R$ 16 mil.
Fontes: Revista Arquitetura e Construção, http://www.acessa.com/jfimoveis/arquivo/dicas/2002/01/06-piscina/

Principais notícias da semana

Mão de Obra Online